Notícias
Sistema CNA/Senar participa do Foodtech Hub Brasil
Coordenador de Inovação palestrou sobre “Educação do agricultor como pilar fundamental da transformação do sistema alimentar no Brasil”
Brasília (17/03/2021) – O coordenador de Inovação do Sistema CNA/Senar, Matheus Ferreira, participou, na quarta (17), do evento online FoodTech Hub Brasil, com uma palestra sobre o tema “Educação do agricultor como pilar fundamental da transformação do sistema alimentar no Brasil”.
O FoodTech Expo II é um evento internacional, considerado uma das maiores exposições virtuais de foodtechs startups da América Latina. Na edição desse ano recebeu palestrantes da área de pesquisa, indústria de alimentos e de startups foodtechs do Brasil e do exterior durante três dias.
Matheus Ferreira apresentou as iniciativas que o Sistema desenvolve para levar as transformações tecnológicas ao produtor rural no campo, como as capacitações e a Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
“A educação leva em consideração conhecimento e competência. Só fazem sentido se forem aplicados e influenciarem os sistemas de produção. Amadurecemos as metodologias do Senar e percebemos como o conhecimento aplicado gerou resultados na propriedade rural”, afirmou.
Segundo Ferreira, o Brasil é uma potência em pesquisa agropecuária no mundo e a consequência dessa pesquisa proporcionou a transformação das propriedades rurais graças à abertura do produtor rural à inovação.
O coordenador argumentou que existem diversos desafios para transformar o sistema alimentar no Brasil, que passam pela profissionalização, comunicação clara e quebra de paradigma.
“O produtor rural precisa enxergar a sua propriedade como uma empresa, e receber do movimento Foodtech uma comunicação tangível, para que visualize na produção de novos ingredientes e de proteínas alternativas uma nova oportunidade de negócio.”
Ele ressaltou que os caminhos para a capacitação desse produtor passam por educação e sustentabilidade, integração entre gerações, inovação no centro da propriedade e fazer o “feijão com arroz bem feito”.
Ferreira destacou outros projetos do Senar como a Assistência Técnica e Gerencial para atender nichos como o mercado de feijão e pulses, a Rede de Inovação para o Agronegócio (AgroUp), CNA Jovem e o Produtor do Futuro.
“O evento tem total convergência com o que esperamos para identificar quem será o produtor rural do futuro.”
Matheus Ferreira colocou o Sistema CNA/Senar à disposição do movimento Foodtech para fazer a ponte com o produtor e capacitá-lo para esse nicho de mercado que está ser abrindo.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte