Minas Gerais
Sindicato de Uberaba inova em campanha para mostrar origem dos alimentos
"Projeto Saracura" faz sucesso ao mostrar a cadeia produtiva por trás dos produtos no supermercado
Por: Janaina Rochido - Ascom Sistema Faemg Senar
Fonte: Sistema Faemg Senar
“A saracura é uma ave típica da nossa região. Por ter um canto alto e muito característico, que anuncia sua presença para todos, ela não passa despercebida”. É assim que o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Marco Túlio Prata, responde às várias pessoas que perguntam sobre o Projeto Saracura, iniciativa da casa que está dando o que falar e já é um sucesso. Trata-se de uma campanha que mostra que o alimento não nasceu na prateleira do supermercado, mas sim das mãos de um produtor rural.
Realizada em parceria com o Centro de Informações do Turismo Rural de Uberaba (Citur) e o Supermercado LS Guarato, o objetivo é mostrar que, por trás de cada produto, está o trabalho de um produtor rural. Para isso, foram produzidos vídeos explicativos e placas com dizeres como “Esse café não nasceu aqui!”, que são colocadas nas gôndolas do supermercado. Um QR Code direciona a pessoa para mais informações a respeito da produção.
“Nosso objetivo é trazer a valorização do produtor e mostrar para a população que o produto na sua mesa é fruto do suor do homem do campo. Trazemos 21 produtos e as pessoas terão oportunidade de conhecer todo o processo produtivo. Vão poder ver que é algo da família do produtor para a família do cidadão mineiro, brasileiro e do mundo”, reforça Marco Túlio.
A repercussão foi quase imediata: imprensa e outros sindicatos até de fora de Minas Gerais têm feito contato querendo mais detalhes do projeto para replicar a ideia. “Estamos muito felizes e honrados em ceder todas as informações para quem quiser conhecer nosso trabalho e replicar a iniciativa”, disse.
Relevância
Parceiro do projeto, o Supermercado LS Guarato, primeiro a receber as ações, tem o produtor rural como personagem “100% importante” de sua atividade. “Sem ele, não teríamos todos esses produtos para oferecer ao nosso cliente. Essa parceria mostra para o consumidor final a importância da atividade rural para o país”, afirma Cristiano Luís dos Santos, representante do supermercado.
Para Platão Puhler, diretor do SPR de Uberaba, “o supermercado é o templo do produtor rural, onde o trabalho dele acaba se encontrando e aparecendo”. Platão ainda acrescenta a importância do trabalho para a economia e protagonismo do país em escala mundial: “Hoje, 75% do que é comercializado no mundo é produzido no Brasil e, em breve, vamos ultrapassar a produção norte-americana em algodão e milho”, analisa.
Apoio do Sistema
Na última semana, o vice-presidente de Secretaria do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes, fez questão de prestigiar a iniciativa. “O projeto é uma oportunidade para pessoas leigas no assunto conhecerem como [nós, produtores] vivemos, plantamos e colhemos no campo e como levamos a comida para a mesa das pessoas”, reforça.
Ebinho ainda ressalta que o Sistema Faemg Senar dá todo o apoio para essa iniciativa e incentiva os sindicatos mineiros a replicarem a ideia: “Se queremos comida barata e de boa qualidade na mesa, primeiro precisamos conhecer como nosso alimento é produzido”.
Conheça o Projeto Saracura e veja todos os vídeos disponíveis no perfil do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba nas redes sociais: https://www.instagram.com/sindicatoruraldeuberaba_sru/