Logo CNA

Minas Gerais

SIC 2019: Jovens do campo e da cidade se encontram para conhecer a cadeia do café

22 de novembro 2019

Por: SENAR MINAS

Jovens do campo e da cidade se encontraram na tarde desta quinta-feira (21) na Semana Internacional do Café – SIC 2019 para aprenderem mais sobre o café: os primeiros, participantes do Programa Jovem no Campo, do Senar Minas , para verem quais rumos o grão toma depois de sair das fazendas; os segundos, alunos de escolas públicas de Belo Horizonte, para saberem de onde o cafezinho de todos os dias vem.

Jovens - Semana Internacional do Café - SIC 2019 - Expominas - BH - MG

O ponto de encontro dos grupos foi o estande do Sistema Faemg / Senar Minas , onde a coordenadora de Conhecimento e Inovação Tércia Almeida, a coordenadora pedagógica Mírian Rocha e a analista coordenadora do Programa Jovem no Campo, Marília Saraiva e suas equipes conduziram os estudantes por um roteiro dentro da SIC começando na sala imersiva do estande, que mostra a jornada do café desde o plantio até a xícara. Ao fim da visita, eles ganhavam um brinde e posavam para fotos no espaço instagramável do estande.

Jovem no Campo

Meninos e meninas participantes do programa do Senar em Divino e Martinho Campos vieram acompanhados dos mobilizadores Rudson Curcio, do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu, e Viviane Souza Cunha, do Sindicato dos Produtores Rurais de Divino, entidades parceiras.

Jovens - Semana Internacional do Café - SIC 2019 - Expominas - BH - MG

Nestes dois municípios, o programa atua na cadeia da cafeicultura. Desde 2018 a SIC traz os participantes exatamente para que eles vejam todo o valor agregado ao café da porteira para fora e possam saber o que o mercado de cafés especiais está buscando.

Marilda de Souza, diretora da Escola Municipal Lia Marta de Oliveira, em Divino, descreveu a visita como “fantástica e inovadora”. “A gente não tinha a dimensão do que é o café fora da fazenda. Para eles está sendo mágico, eles estão descobrindo mais sobre um produto que chega a ser a nossa moeda”, avaliou a educadora.

“Relato Nota 10”

Os cerca de 300 a 400 alunos vindos das escolas públicas de Belo Horizonte integram o Projeto SIC 2019, que, de acordo com a coordenadora de Conhecimento e Inovação Tércia Almeida, foi pensado para estar integrado ao currículo escolar – tanto que, o ponto final da visita dos jovens à SIC será um texto relatando a experiência deles no evento, o Relato Nota 10. Cada escola terá um relato premiado. As visitas começaram nesta quinta-feira e vão até sexta-feira, quando a SIC termina.

A cada grupo que saía da sala de imersão, a curiosidade na degustação dos cafés com os baristas e a surpresa ao conseguir diferenciar os sabores de cada café. As expressões de cada um mostravam que a maior parte deles sequer imaginava que existiam cafés além dos comercializados nos supermercados. Animados e curiosos, eles tiraram fotos no espaço instagramável do estande e até o superintendente do Senar Minas , Christiano Nascif (abaixo, no centro) , posou com eles.

Jovens - Semana Internacional do Café - SIC 2019 - Expominas - BH - MG

Para Tércia, a presença desses jovens vai além de simplesmente provar cafés especiais: “Esses estudantes não conhecem o mercado de cafés e essa iniciativa serve inclusive para mostrar a eles todo um mercado de trabalho em torno da bebida. Eles aprendem que há muitas profissões novas que tem relação com o café e são oportunidades para eles, como barista, degustador, torrador, e até carreiras no meio rural mesmo”.