Logo CNA

Setor produtivo debate programas de remuneração pela qualidade do leite
Copo de leite

Integrantes da Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite da CNA se reuniram na terça (14)

15 de junho 2022
Por CNA

Brasília (15/06/2022) – A Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na terça (14), para discutir, entre outros temas, a importância dos programas de bonificação pela qualidade do leite para os produtores rurais.

Nesses programas, as cooperativas e indústrias de laticínios remuneram o produtor pela qualidade do litro de leite considerando alguns critérios, como o teor de gordura e de proteína e a contagem de células somáticas (CCS) e bacteriana total (CBT).

Segundo o presidente da Comissão, Ronei Volpi, as iniciativas são vantajosas e merecem ser ampliadas, pois os ganhos não são apenas para o produtor ou o laticínio, mas também para os consumidores.

“Os programas são incentivos para que os produtores trabalhem não só os critérios básicos, mas também a capacidade de resfriamento e estocagem do leite cru, as boas práticas de produção e até o treinamento de funcionários”, disse Ronei.

Na reunião, o analista técnico e econômico da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Fernando Pinheiro, afirmou que os programas de bonificação das cooperativas e laticínios são uma ferramenta importante para a melhoria da qualidade do leite produzido no país.

“Produzir com qualidade implica em adoção de boas práticas, que além de melhorar a qualidade do leite são fundamentais para uma produção mais eficiente e sustentável”, disse Pinheiro.

De acordo com o analista, além da melhoria dos resultados, uma política de remuneração pela qualidade do leite é necessária para trazer mais transparência para o produtor e uma mudança comportamental do cooperado.

“Uma política de pagamento pela qualidade vai muito além de construir uma tabela. A tabela é só a forma prática de apresentar ao cooperado, é necessário que as indústrias tenham uma política efetiva de bonificação”.

O vice-presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite, Jonadan Ma, explicou que muitos produtores ainda não sabem que podem ser remunerados pela qualidade do seu produto e, quando sabem, falta a informação sobre o quanto daquela remuneração é referente às bonificações. “Falta muita informação, mas o setor também precisa fazer o dever de casa. Precisamos trabalhar a conscientização e mostrar ao produtor o quanto essas iniciativas podem melhorar a renda”.

Comissao de leite

Outro assunto discutido no encontro foi a plataforma eletrônica “Leilão pra Você”, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que permite aos pecuaristas a possibilidade de vender e/ou comprar milho via contrato a termo.

Segundo o superintendente de Logística Operacional da Companhia, Thomé Luiz Freire, a iniciativa surgiu como uma alternativa de abastecimento de milho para o setor de proteína animal via leilão eletrônico, na qual a CNA contribuiu decisivamente para a construção.

“Nos últimos 3 anos as cotações de milho e farelo de soja estão bem acima da média histórica dos últimos 10 e dos 5 anos, o que tem evidenciado a importância da gestão de riscos na produção de proteínas animais, visto que o grau de incertezas tanto para o produtor quanto para o criador se eleva”.

Segundo Thomé, no “Leilão pra Você”, o produtor conta com o apoio operacional e técnico da Conab tanto para a venda quanto para a compra do cereal para entrega futura, formalizado via contrato a termo.

“O principal objetivo é garantir o abastecimento de milho para alimentação animal, bem como estimular o processo de compra com entrega futura, principalmente produtores independentes, garantindo maior igualdade de condições com tradings e setor de etanol”.

Para o produtor utilizar os serviços, basta acessar o site www.conab.gov.br/comercializacao/leilao-pra-voce , preencher o formulário de comercialização e encaminhar para o e-mail leilaopravoce@conab.gov.br ou entregar em uma unidade da Conab. Os interessados também podem contatar uma das Bolsas de Mercadorias credenciadas pela Companhia.

Para o assessor técnico da CNA, Guilherme Dias, a iniciativa da Conab é uma ferramenta de proteção de riscos de mercado e vai de encontro com as ações estruturantes que a Comissão tem trabalhado.

“O Leilão pra Você representa uma importante ferramenta para proteger o produtor das oscilações de preços. Nesse contexto de margens estreitas e custos elevados, o planejamento e proteção contra os riscos de mercado se torna fundamental”.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas