Logo CNA

Rio Grande do Norte

Setor agropecuário prevê geração de 50 mil empregos no RN
Whats App Image 2022 03 28 at 15 49 14

28 de julho 2022

Por: Jornal Tribuna do Norte

Matéria do Jornal Tribuna do Norte – 28/07/22

Dia 28 de julho é celebrado o Dia do Produtor Rural em homenagem aos trabalhadores do campo, que movimentam o desenvolvimento do País por meio do agronegócio. No Rio Grande do Norte, a perspectiva positiva de geração de 50 mil empregos para o segundo semestre é um dos motivos para o produtor celebrar a data, diz o titular da Secretária de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Guilherme Saldanha. Além disso, a Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern) prevê aumento de investimentos na agricultura familiar potiguar.

O bom volume de chuvas que caiu no Estado nos primeiros cinco meses de 2022, quando o Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) registrou precipitações 21,4% acima do esperado, é outro indicativo positivo, sobretudo para a colheita da agricultura de sequeiro (milho, feijão e arroz) e a cana-de-açúcar. “Em decorrência dessas chuvas, a gente vai ter uma boa safra de milho, feijão aqui no Rio Grande do Norte”, diz Guilherme Saldanha.

Já para a fruticultura irrigada, que tem o melão como carro-chefe, a expectativa é de que ocorra recuperação ao longo da próxima safra, que começa em agosto e se estende até maio de 2023. Estimativa da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX-RN) aponta para uma redução de 15% a 20% neste ano, mas a ideia é que a melhor condição de segurança hídrica possa ajudar a recuperar as perdas no período.

Entre janeiro e maio deste ano, durante a entressafra, o RN registrou saldo negativo de 5,3 mil empregos, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Apesar disso, o secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha, está confiante na retomada dos empregos no segundo semestre. “O forte da agropecuária é efetivamente o segundo semestre. A gente termina o ano com um balanço positivo de forma significativa”, comenta.

“A cana-de-açúcar, que também é uma lavoura importante, a colheita ocorre no segundo semestre, a partir de agosto de setembro, também é algo que ajuda muito na geração de emprego. Eu não tenho dúvida de que vai contribuir muito, tornando esse saldo do Caged positivo”, complementa Saldanha.

Na agricultura familiar, a perspectiva também é positiva, sobretudo por causa da aprovação da PEC do Estado de Emergência, que autorizou o governo federal driblar o teto de gastos para alavancar programas sociais. Entre outras coisas, serão destinados R$ 500 milhões para reforçar o programa Alimenta Brasil, que compra insumos de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, povos indígenas e demais populações tradicionais para distribuí-los a famílias de baixa renda.

“Este programa experimentou redução significativa de seu orçamento nos últimos anos. No entanto, dado sua inclusão na recente PEC 123/2022, com a suplementação orçamentária abre-se a perspectiva de que o RN possa acessar uma parte desses recursos para destinar às compras da produção da agricultura familiar potiguar”, pontua José Vieira, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do RN.

“A principal compra pública é aquela direcionada para a alimentação escolar (PNAE). Considerando os últimos dados disponíveis as aquisições de alimentos pelo PNAE foram de 21,8% do total do orçamento aplicado em 2016, registrando um pequeno crescimento para 22,03% em 2017. Isso demonstra uma certa estagnação na participação da agricultura familiar em relação ao total e potencial para crescimento, dependendo da adoção de estratégias efetivas por parte dos governos estadual e municipais, que nos permitam evoluir para mais próximo do patamar legal de 30%”, acrescenta Vieira.

Faern

Em paralelo, a Faern diz que vem trabalhando na melhoria de condições de produção para os produtores rurais, principalmente na facilitação ao crédito rural, questões tributárias e intermediações com as forças do Estado para garantir mais segurança pública no campo.

“Dentre o nosso conjunto de ações gostaria de destacar a assistência técnica e gerencial (ATEG), uma das mais importantes iniciativas de ação permanente junto aos produtores rurais, apoiando o desenvolvimento de seus sistemas produtivos e o correto acompanhamento dos seus resultados econômicos, contribuindo para uma produção cada vez mais tecnificada e sustentável”, diz o presidente José Vieira.

Buscando ampliar as condições favoráveis para fomentar o agronegócio, um dos principais motores da economia do Rio Grande do Norte, a Faern apresentou um documento com sugestões do setor rural para os candidatos que concorreram ao governo do Estado em 2018. A medida deve se repetir neste ano, com a atualização do dossiê “Propostas para a Agropecuária Potiguar” a ser entregue aos representantes do Executivo a partir de 2023.

“Estamos trabalhando nisso, com a realização do Rally do Agro RN, que tem o objetivo de construir um painel atualizado da agropecuária potiguar a partir do diálogo com aqueles que vivem o cotidiano da produção no campo, identificando os pontos fortes e os principais desafios. Nossa ideia é com base nas nossas constatações de campo dispor de uma proposta concreta para o próximo ciclo governamental que se iniciará em 2023”, ressalta José Vieira.