Logo CNA

Mato Grosso

Senar/MT lança novos cursos em 2024
Feed materia cris

Agricultura terá 34 novos cursos, e pecuária, 49

15 de janeiro 2024

Por: Cristina Cavaleiro

Fonte: Ascom Senar-MT

Em 2024, diversos cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) serão disponibilizados em novo formato, otimizando a capacitação do profissional para o Agro. O trabalho intensificado pelos analistas e técnicos da Equipe de Pedagogia, contribuíram para adequação da carga horária, com inovação nas técnicas aplicadas e conteúdos programáticos atuais a cada tema, direcionando-os ao modelo do mercado rural.

A coordenadora pedagógica da Gerência de Educação Profissional Rural e Promoção Social do Senar-MT, Roselly Torres, explicou que na área da agricultura por exemplo, ao todo foram 34 atualizações de cursos: “Dentre eles, destacamos os que se tornaram novos cursos, sendo: Olericultura convencional e orgânica; Manejo integrado de pragas de soja e milho; Beneficiamento de sementes de soja e milho; Classificação de grãos de soja e milho; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e os de Cultivos de Banana, Mandioca, Maracujá, Abacaxi e Mamão”, disse a coordenadora.

Já na área da Pecuária, o portfólio contempla 49 cursos atualizados, o que envolveu a revitalização dos conteúdos programáticos, com foco na prática e a otimização de carga horária, de acordo com a nova roupagem de cada oferta formativa. A partir das atualizações estão os novos cursos disponibilizados nas áreas de Manejo Nutricional de Bovinos, Manejo Reprodutivo de Bovinos, Manejo Sanitário de Bovinos, Planejamento e Construção de viveiros escavados na Piscicultura.

Nessa mesma perspectiva estão os de Alimentação e Nutrição e de Agroindústria, sendo que 13 cursos passaram por atualização, que serão ofertados de forma mais dinâmica e prática. Dentre esses, destaca-se a oferta de 02 novos cursos, resultado da união de conteúdos que se complementam: Produção Artesanal – Derivados de Soja e Milho e Produção Artesanal – Aproveitamento Integral dos Alimentos.

Ainda nesse viés, na área de Artesanato, foram atualizados 05 cursos: Artesanato em Tecidos – Confecção de Vestuário, que reúne de forma otimizada conteúdos trabalhados anteriormente em cursos distintos.

Por fim, na área de Tecnologia, o curso de Drone passou por uma revitalização, tornando-se um novo curso: “Utilização de Drone na Agropecuária”, título definido em conformidade com seu novo conteúdo, que agora é voltado especificamente para a utilização do equipamento nas atividades do meio rural.

Nessas revisões/ atualizações dos cursos, a equipe pedagógica contou com o apoio da Assistência Técnica e Gerencial e pelos supervisores dos Centros de Treinamentos(CTs).

Selo

Matérias Relacionadas