Logo CNA

Sergipe

Senar Sergipe levou realidade virtual, conhecimento e serviços a mais de quatro mil pessoas no Sealba Show
IMG 6399 1

Senar/SE marcou presença na maior feira do agronegócio da região, por onde passaram mais de 40 mil pessoas nos mais de 160 estandes de 1º a 4 de fevereiro

8 de fevereiro 2023

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe (Senar/SE) marcou presença no maior show do agronegócio da região Sealba, no município de Itabaiana, agreste de Sergipe, por onde passaram mais de 40 mil pessoas, nos mais de 160 estandes de 01 a 04 de fevereiro.

O Sealba Show já está entre os três maiores eventos agropecuários do Nordeste e o Senar é referência para o produtor rural que busca tecnologia e conhecimento no campo. Durante o Encontro do Agro com os Jovens, promovido pelo Sistema Faese/Senar dentro da programação da feira, que incentivou os jovens a persistirem no setor agropecuário, com a apresentação da defensora do agro brasileiro Camila Telles. Antes, os finalistas do Senar Jovem, curso profissionalizante, apresentaram os três melhores planos de negócio de 2022. Os alunos Juan Ribeiro, Douglas Costa, Mikaele Silva e Vivian Santana receberam premiação após a apresentação.

Já no estande, o Senar se uniu ao Sebrae Sergipe, e juntos pelo agro apresentaram serviços a mais de quatro mil pessoas que passaram pelo estande, que sempre estava lotado de pessoas interessadas em capacitação no agronegócio.

Quem passou pelo estande participou de uma programação de palestras com temáticas para diversas cadeias, desde produção de camarão, pastejo rotacionado, análise de solo, agroindústria e até sobre derivados de mandioca, com as Pílulas do Conhecimento do Sebrae, palestras rápidas aos participantes que chegaram em caravanas de Sergipe, Alagoas, Bahia e outros estados do Nordeste.

Experiência

O que mais chamou a atenção e curiosidade das pessoas foi a realidade aumentada. Com os óculos de realidade virtual, que tornam reais e como se estivessem presentes naquele momento, colheitadeira, treinamento de trator agrícola e as atividades da agroindústria. Nessa atividade a instituição contou com a parceria da administração central do Senar e do Senar Goiás, com a disponibilização do instrutor de Goiás, Diogo.

“Buscamos sempre inovar e trazer tecnologias que já são realidade no campo. Na realidade aumentada, os produtores têm a impressão de estarem no ambiente de uma queijaria, por exemplo e as imagens passam a sensação de que estão naquele lugar conhecendo a produção de queijos. É mais uma forma de assimilar o conhecimento de forma interativa”, explica o gerente técnico do Senar/SE. Saymo Fontes.

Estudantes experimentam realidade virtual

O estande do Senar Sergipe levou ainda, pela primeira vez o “Desafio do Milhão” com o objetivo de levar conhecimento de forma interativa. Os produtores e jovens do agro, puderam testar os conhecimentos por meio de um quiz sobre o Agro e ganharam prêmios.

Agentes de campo e mobilizadores também estiveram presentes atendendo aos diversos públicos do agro, que buscam as ações do Senar.

Promoção social

Com a missão social de levar alegria e entretenimento a todos os públicos, a criançada do município de Itabaiana, onde aconteceu o evento, teve a oportunidade de ter uma experiência com o cinema, com direito a pipoca e guaraná. O Cine Senar leva a telona à população da zona rural, em parceria com o município de Itabaiana, de onde os alunos da rede pública de ensino participaram. Muitos deles viram a tela gigante pela primeira vez, com exibição do filme “O bom dinossauro”, que conta a história da extinção dos dinossauros e mostra a amizade de Arlo, um dinossauro adolescente, com um jovem menino humano.

Fórum Assistência Técnica e Gerencial

Também durante o Sealba Show, técnicos da Assistência Técnica das cadeias da bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, caprinocultura, psicultura, fruticultura, olericultura e agroindústria participaram do Fórum da Assistência Técnica do Senar Sergipe.

No encontro foram apresentadas experiências desenvolvidas em outros estados do país com a proposta de fortalecer a Assistência Técnica Gerencial (ATeG), realizada pelo Senar. Participaram Fórum agentes de campo, agentes especialistas, supervisores do Programa Produzir Mais, além de coordenadores da ATeG em Santa Catarina, Bahia, Alagoas e o coordenador geral do Agronordeste pelo Senar, Mauro Faria.

Coordenador dos programas Agronordeste e Incentivo da administração central do Senar

Nova Sala do Produtor Rural

Além dos 12 municípios já firmados, Itabaiana também passa a contar com uma Sala do Produtor Rural. O termo de cooperação entre o Sistema Faese/Senar e a Prefeitura Municipal de Itabaiana foi assinado durante o Sealba Show 2023. A sala vai funcionar na Secretaria Municipal de Agricultura.

No espaço, os agricultores itabaianenses terão acesso a assistência técnica, ações de promoção social, cursos de capacitação para aumentar a produtividade e garantir a sustentabilidade das empresas rurais, estimulando o empreendedorismo no campo.

O superintendente do Senar Sergipe, Denio Leite, disse que a nova sala que será aberta em Itabaiana, mostra o avanço do Senar para que a capacitações continuadas à população da zona rural cheguem a todos.

Matérias Relacionadas