Logo CNA

Sergipe

Senar Sergipe inicia aulas do Senar Jovem Nossa Senhora da Glória
SENAR JOVEM

11 de março 2021

Por: Da Ascom Senar/SE

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe – Senar/SE realizou nesta quinta-feira, 11, a abertura das aulas do curso Senar Jovem/Assistente agropecuário em bovinocultura leiteira no município de Nossa Senhora da Glória. Por medida de prevenção por conta da pandemia do coronavírus, as aulas acontecerão de forma remota.

A bovinocultura leiteira é a principal atividade econômica no Alto Sertão sergipano. O objetivo do curso é capacitar os jovens dessa região para atuarem como empreendedores e na gestão das fazendas. O curso tem carga horária de 448 horas com duração prevista de 9 meses.

A pedagoga do Senar/SE, Carla Aparecida, explica que o curso é dividido em módulos básicos (português, matemática, informática e administração rural) e o módulos específicos voltados para a cadeia leiteira.

“Neste primeiro momento, devido aos Decretos Estadual e Municipal, as aulas serão remotas através do Google meet. Vamos aguardar os decretos para retomar as aulas presenciais. As aulas acontecerão três vezes na semana e o objetivo é capacitar esses jovens e formar profissionais que estejam habilitados para atuarem na área de bovinocultura leiteira profissionalmente nas propriedades onde eles residem ou até prestar assistência profissional em outras propriedades rurais”, afirma Carla.

SENAR JOVEM3

O aluno Ítalo Breno Dias de Souza, 20 anos, mora no município de Graccho Cardoso com os avós que são produtores rurais. Ele conta que a expectativa é adquirir conhecimento técnico para aplicar na propriedade.
“Este curso é uma oportunidade de ter mais conhecimento e trabalhar na minha área na fazenda dos meus avós. A expectativa é adquirir conhecimento e desenvolver mais o que já sei, que é tirar leite e mexer com ração. O curso vai trazer mais conhecimento”, afirma Ítalo.

ITALO

Parceria

O Curso Senar Jovem é desenvolvido pelo Senar/SE em parceria com a Prefeitura Municipal de Glória. O secretário de Agricultura do município, Djalci Ferreira de Aragão, destacou a importância do curso para o município.

“Nós temos uma cadeia produtiva muito forte e neste momento o Senar oferece um curso que está iniciando hoje. São filhos de produtores que daqui a 9 meses vão sair com uma qualificação e vão fortalecer ainda mais a nossa cadeia produtiva do leite. Vão levar conhecimento para as suas propriedades. Este o início de outros cursos que acontecerão nesta região”, afirma Djalci.

SENAR JOVEM2

Matérias Relacionadas