Logo CNA

SENAR/SC promove programa Saúde do Homem em Campo Belo do Sul
Atendimento 2 0 77598900 1515060864

Evento tem parceria do Sindicato Rural, Secretaria de Saúde, Prefeitura de Santa Terezinha e SBU Santa Catarina

14 de setembro 2017
Por Senar

O câncer de próstata é o mais comum entre os homens. De acordo com dados oficiais, cerca de 18% da população masculina mundial desenvolve a doença. Os riscos aumentam conforme a idade. A partir dos 50 anos, 30% dos homens podem ter o câncer e após os 80 o índice aumenta para 50%. Preocupados com a saúde e o bem-estar dos produtores rurais catarinenses o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) promove o Programa Especial Saúde do Homem.

Nesta sexta-feira (15), a partir das 8 horas, cerca de 350 homens participarão do evento que será realizado no Salão Paroquial da Igreja Matriz, em Campo Belo do Sul, na região do Planalto Serrano. O evento será promovido em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU/SC), a Prefeitura de Campo Belo do Sul por meio da Secretaria de Saúde e o Sindicato Rural do município.

“Já tivemos outras edições do programa em nosso município e observamos um aumento na procura por parte dos homens. Na primeira vez atingimos cerca de 100 produtores, nessa edição a procura já passa de 300. Isso demonstra a preocupação em cuidar da saúde. Com o apoio do SENAR/SC estamos atingindo o objetivo de levar conscientização e qualidade de vida ao meio rural”, observa o presidente do Sindicato Rural de Campo Belo do Sul, Luiz Moraes.

O superintendente do SENAR/SC Gilmar Antônio Zanluchi destaca que o objetivo principal é gerar aos homens do meio rural oportunidades de educação para a promoção da saúde e prevenção de doenças contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida. “Necessitamos de saúde para trabalhar e desfrutar a vida plenamente. Nossa prioridade é sempre garantir o bem-estar dos produtores catarinenses, seja por meio de nossos programas, cursos ou ações”, complementa.

Segundo o presidente do Conselho de Administração do SENAR/SC e da FAESC, José Zeferino Pedrozo, o programa tem como foco prioritário a educação em saúde, com prevenção e diagnóstico precoce de doenças masculinas como o câncer de próstata, de pênis, de pele, entre outras. “Trabalhamos em favor dos produtores rurais e suas famílias. Garantir saúde e qualidade de vida no campo serve como incentivo para a permanência no meio rural”, observa.

A supervisora regional do SENAR/SC no Planalto Serrano, Stephanye Fanton, salienta que a mobilização dos produtores rurais é grande para participação no evento. “Percebemos uma preocupação maior com os cuidados relacionados a saúde masculina. Isso nos motiva e faz acreditar que os efeitos do trabalho desenvolvido pelo SENAR/SC têm dado resultado”.

PROGRAMAÇÃO

As atividades iniciarão a partir das 8 horas com a coleta de sangue para os exames Antígeno Prostático Específico (PSA) e Colinesterase. Após o café da manhã, os médicos Rodrigo Carvalho dos Reis e João Pedro Gaio Meirelles Rosado da SBU/SC se dividirão entre palestras sobre as principais doenças que atingem o público masculino e realização de exames físicos da próstata - toque retal nos participantes com maior fator de risco. Este exame é importante para o diagnóstico precoce, pois cerca de um em cada cinco homens com câncer de próstata têm exame do PSA normal. Durante a manhã também serão desenvolvidas a verificação dos sinais vitais. Às 12 horas será servido almoço e haverá entrega de material educativo e brindes aos participantes.

Os agentes de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Belo do Sul fizeram a inscrição do público alvo e farão os acompanhamentos médicos necessários após o evento, de acordo com os resultados dos exames, orientando todos os participantes a procurar periodicamente os serviços médicos do município, visando a prevenção de doenças e o compromisso com o autocuidado.

Assessoria de Comunicação do SENAR/SC