Logo CNA

Santa Catarina

Programa Saúde do Homem Rural atende 200 produtores e trabalhadores rurais em Imaruí
CNA IMAGEM PRINCIPAL 3

Esse foi o objetivo do Programa Saúde do Homem Rural realizado em Imaruí com a participação de 200 produtores e trabalhadores rurais do município  

29 de dezembro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Conscientizar os homens rurais sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de enfermidades como o câncer de próstata, câncer de pênis, doenças sexualmente transmissíveis e sobre a importância do cuidado à saúde do homem. Esse foi o objetivo do Programa Saúde do Homem Rural realizado em Imaruí com a participação de 200 produtores e trabalhadores rurais do município.

A programação incluiu palestras informativas com os médicos urologistas Dr. Odilon Gomes e Dr. Rafael Santana, juntamente com coletas de exames, consultas médicas especializadas e demais serviços de saúde. “Os relatos do público atendido nos mostram o quanto o investimento em saúde e qualidade de vida da população do campo tem apresentado resultados positivos”, destacou o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, afirmando que o cuidado à saúde do público rural está entre as prioridades do Sistema.

O Programa Saúde do Homem Rural é uma iniciativa nacional realizada pelo Senar em todas as regiões do país. Em Santa Catarina, somente em 2022, as ações atenderam 2.348 homens. “Essa ação é valiosa e um grande motivo de orgulho pois possibilita oferecer serviços que auxiliem na prevenção e no diagnóstico precoce de possíveis problemas de saúde aos homens catarinenses”, reiterou o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

Em Imaruí, o momento voltado ao conhecimento, disseminação de informações e incentivo ao autocuidado contou com a presença da supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa, do presidente Sindicato Rural, Ariosvaldo Machado Alves, do prefeito em exercício, José Euclides da Rocha e da secretária de saúde, Madalena Nunes. A iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), contou com a parceria do Sindicato Rural de Imaruí, Prefeitura e Sociedade Brasileira de Urologia (SBU Santa Catarina).

Matérias Relacionadas