Logo CNA

Santa Catarina

Senar/SC promove mais de 270 cursos gratuitos no mês de dezembro
CNA IMAGEM PRINCIPAL1

As inscrições podem ser feitas no Sindicato Rural de cada região.

30 de novembro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

As inscrições já estão abertas para os cursos gratuitos, no mês de dezembro, oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com os Sindicatos Rurais do Estado. Ao todo, são mais de 270 capacitações do Programa de Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS). O cronograma completo pode ser visualizado no site https://sistemafaesc.com.br/senar/agenda-de-treinamentos/ . As inscrições podem ser feitas no Sindicato Rural de cada região.

A programação contempla cursos como: Programa Especial – Inclusão Digital Rural – Iniciação à Informática; Tratores e Implementos Agrícolas – Operação e Manutenção; Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural; Artesanato de Bordado; Casqueamento e Ferrageamento de Equídeos, Emissão de Guias de Trânsito Animal (e-GTA) e de Origem de Produtos Vegetais (e-Origem); Inseminação Artificial em Bovinos, Boas Práticas de Manipulação de Alimentos; Artesanato em Tear com Lã de Ovelha; Turismo Rural – Planejamento e Implantação de Negócios; Conservas de Frutas, Hortaliças e Temperos; Fruticultura – Implantação do Pomar; Produção Caseira de Massas para Congelamento; Meliponicultura; entre outros.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo , salienta que a iniciativa beneficia produtores e trabalhadores rurais que querem aumentar a produtividade e desenvolver suas propriedades. “Chegamos ao fim do ano com a sensação de dever cumprido, mas seguimos com as capacitações para oferecer oportunidades aos produtores durante o ano todo. É gratificante perceber que, com esses cursos e atividades de educação, formação profissional, assistência técnica, entre outras ações, contribuímos para a geração de renda e para melhoria da competitividade no campo”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, complementa que os cursos gratuitos de FPR e PS estão entre as atividades que visam promover o desenvolvimento do setor agropecuário catarinense. “Os cursos de FPR e PS atendem às demandas levantadas pelos Sindicatos Rurais, cooperativas e parceiros do setor e vêm sendo essenciais para a melhor organização, a eficiente gestão e o aumento da produtividade e da competitividade no campo”.

FPR E PS

O Programa de Formação Profissional Rural contempla capacitações nas áreas de agricultura, agroindústria, aquicultura, atividades de apoio agrossilvipastoril e relativas à prestação de serviços, pecuária e silvicultura. Na Promoção Social são oferecidos treinamentos focados na educação, organização comunitária, saúde, alimentação e nutrição, além de artesanato

Acesse e confira a lista completa de treinamentos: https://sistemafaesc.com.br/senar/agenda-de-treinamentos/ . Inscrições podem ser feitas no Sindicato Rural de sua região.

Matérias Relacionadas