ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Santa Catarina

Senar/SC oferece 480 cursos gratuitos em agosto
CNA IMAGEM PRINCIPAL

As capacitações promovidas em parceria com os Sindicatos Rurais do Estado e o cronograma estão disponíveis no site http://www2.senar.com.br/Evento.

26 de julho 2022
Por Senar

Por: MB Comunicação

Uma excelente notícia ao público do campo catarinense. Em agosto, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), oferecerá 480 cursos gratuitos em todas as regiões do Estado. As capacitações promovidas em parceria com os Sindicatos Rurais do Estado e o cronograma estão disponíveis no site http://www2.senar.com.br/Evento .

Os treinamentos fazem parte dos programas de Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS), que visam auxiliar no desenvolvimento da produção de alimentos de forma sustentável e promover avanços sociais no campo. São beneficiados produtores e trabalhadores rurais que buscam aprimorar o conhecimento para aumentar a produtividade e promover inovações nas propriedades.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo , orienta os produtores rurais para que acessem o site e confiram a programação de sua região. “Depois é só procurar o seu Sindicato Rural para fazer a inscrição. São cursos que contribuem com a formação e a profissionalização de quem vive no meio rural em diversas áreas. Os avanços nas propriedades nos mostram o quanto essas qualificações são importantes para a melhoria da produtividade, da renda e da qualidade de vida dos nossos produtores rurais”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi , explica que as qualificações oferecidas mensalmente apresentam técnicas para melhorar a gestão dos negócios rurais e para o desenvolvimento de atividades de complementação de renda. Segundo ele, os cursos da Formação Profissional Rural envolvem as áreas de agricultura, agroindústria, aqüicultura, atividades de apoio agrossilvipastoril, atividades relativas à prestação de serviços, pecuária e silvicultura. Na Promoção Social a programação inclui treinamentos nas áreas de alimentação e nutrição, artesanato, educação, organização comunitária e saúde.

Alguns cursos oferecidos são: Segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos - NR 31; Derivados de leite; Inclusão digital rural - informática básica 2; Processamento de carne de frango; Tecnologia de aplicação de agrotóxicos; Inseminação artificial em bovinos; Processamento de carne ovina; Artesanato em tear com lã de ovelha; Conservas de frutas, Hortaliças e temperos; Empretec rural; Fruticultura - manejo do pomar; Doma racional de equídeos; Jardineiro; Tratores e implementos agrícolas - operação e manutenção; Cultivo de plantas medicinais; Artesanato com pintura; Confeitaria; entre outros.

Toda o cronograma atende as demandas levantadas pelos Sindicatos Rurais, cooperativas e parceiros do setor de cada região. Interessados devem procurar o Sindicato Rural do seu município para inscrições. Confira programação completa: http://www2.senar.com.br/Evento com especificação de carga horária, local e data.