Notícias
Senar promove treinamento para instrutores de equideocultura na Bahia
Ação faz parte da parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Jumento Pêga
Brasília (22/11/2024) – Técnicos de equideocultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) participaram, esta semana, em Tanquinho (BA), de um nivelamento com especialista na área.
O coordenador técnico da Diretoria de Educação Profissional (DEP) do Senar, Gabriel Sakita, explica que o treinamento faz parte da parceria do Senar com a Associação Brasileira dos Criadores de Jumento Pêga (ABCJPêga) para capacitar associados e colaboradores.
“Antes de iniciar as capacitações dos associados, os instrutores das Administrações Regionais do Senar passarão por um nivelamento técnico com um especialista em asininos e muares para alinhamento nas técnicas de doma, rédeas e treinamento direcionado, proporcionando uma base estruturada para o máximo aproveitamento do potencial do animal”, disse.
Os instrutores aprovaram a iniciativa e a oportunidade de ampliar o conhecimento na área.
“O Senar e a Associação estão de parabéns pelo treinamento, que vai refletir na qualidade do nosso trabalho com os muares”, afirmou Alex Santana de Oliveira.
Para Nildo Menezes, o treinamento foi muito importante porque vai “tapar uma lacuna que existe no mercado de domadores e treinadores para que a gente chegue à excelência na doma desses animais.”
A supervisora técnica do Senar Bahia, Daniella Santos, acompanhou o treinamento e ressaltou que a atividade com muares está crescendo no estado e a capacitação contribuiu para preparar a mão-de-obra local.
“Tivemos muito conhecimento técnico detalhado e tenho certeza de que teremos um resultado muito bom para alavancar essa mão de obra e o setor no estado.”
Além da Bahia, instrutores do Senar de Goiás e Mato Grosso do Sul também farão o treinamento, que será realizado em dezembro.
“Após os cursos de nivelamento técnico, a ABCJPêga irá iniciar o processo de mobilização de turmas para a capacitação dos associados. Posteriormente, a ideia é atendermos todos os estados”, finalizou Gabriel Sakita.