Logo CNA

Santa Catarina

Senar/SC oferece 450 cursos gratuitos em setembro
CNA IMAGEM PRINCIPAL5

O  cronograma está disponível no site http://www2.senar.com.br/Evento.

24 de agosto 2022

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: MB COMUNICAÇÃO

Todos os meses o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), oferece aproximadamente 500 cursos gratuitos no Estado. A iniciativa conta com a parceria dos Sindicatos Rurais do Estado e a programação de setembro contempla 450 capacitações. O cronograma está disponível no site http://www2.senar.com.br/Evento .

Os treinamentos fazem parte dos programas de Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS), que visam auxiliar no desenvolvimento da produção de alimentos de forma sustentável e promover avanços sociais no campo. São beneficiados produtores e trabalhadores rurais que buscam aprimorar o conhecimento para aumentar a produtividade e promover inovações nas propriedades.

Para o presidente do sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo , a qualificação é o melhor caminho para o desenvolvimento em todos os setores da economia do agronegócio. “Manter produtores e trabalhadores rurais qualificados é um desafio frente às novas tecnologias e à constante inovação no campo. Nos últimos anos, não somente o Senar/SC como também outras entidades, órgãos e instituições, vêm fortalecendo cada vez mais as ações de profissionalização no meio rural. Isso é muito significativo porque conquistamos grandes avanços, tanto que temos excelentes cases de sucesso no Estado”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi , ressalta que a entidade trabalha com diversos treinamentos em várias áreas de prestação de serviços, gestão e apoio na agricultura e pecuária, visando a segurança e o sucesso na oferta de matéria-prima para as agroindústrias em quantidade, com qualidade e regularidade. “Hoje não basta apenas produzir. É necessário também gerenciar e atender as demandas tão necessárias do dia a dia. Para isso, o produtor deve estar preparado com conhecimento para implementar novas técnicas e tecnologias”.

As qualificações oferecidas mensalmente apresentam técnicas para melhorar a gestão dos negócios rurais e para o desenvolvimento de atividades de complementação de renda. Os cursos da Formação Profissional Rural envolvem as áreas de agricultura, agroindústria, aqüicultura, atividades de apoio agrossilvipastoril, atividades relativas à prestação de serviços, pecuária e silvicultura. Na Promoção Social a programação inclui treinamentos nas áreas de alimentação e nutrição, artesanato, educação, organização comunitária e saúde.

TECNOLOGIA

Entre as capacitações em destaque estão os cursos na área de tecnologia no campo, como por exemplo, os de inclusão digital e os voltados ao uso de drones: “Drone – Conceitos, Legislação e Operação” (modalidade a distância) e “Drone – Pilotagem e Operação” (modalidade presencial).

Pedrozo frisa que a tecnologia está cada vez mais presente não somente nas grandes propriedades como também nas pequenas e médias. “Os drones, por exemplo, exercem papel fundamental na análise da plantação e detecção de pragas e doenças, além da aplicação de pulverização de pesticidas, entre outras questões que auxiliam na qualidade da lavoura. “A chegada dessa ferramenta no agro representou um grande avanço tecnológico. Não poderíamos deixar de oferecer capacitação aos nossos produtores para que possam aproveitar os benefícios do drone e conquistar melhores resultados no processo produtivo”.

Todo o cronograma de treinamentos atende as demandas levantadas pelos Sindicatos Rurais, cooperativas e parceiros do setor de cada região. Interessados devem procurar o Sindicato Rural do seu município para inscrições. Confira programação completa: http://www2.senar.com.br/Evento com especificação de carga horária, local e data.

Matérias Relacionadas