Alagoas

Senar promove empreendedorismo feminino no campo durante passagem da Caravana ‘Brasil pra Elas’ por Alagoas
Senar AL1

Por meio de capacitações em diversas áreas do agronegócio, instituição fomenta o trabalho de mulheres ofertando formação profissional rural e ações de promoção social para agregar valor à produção agrícola

4 de julho 2022
Por Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Alagoas (Senar/AL) marcou presença durante a passagem da Caravana ‘Brasil pra Elas’ por Maceió, na última quinta-feira (30) na Escola Sesi Senai do Benedito Bentes. O ‘Brasil pra Elas’ é um programa do governo federal que visa proporcionar consultoria gratuita às mulheres de baixa escolaridade – em especial às beneficiárias do Programa Auxílio Brasil – e oferecer apoio à abertura de novos negócios.

Durante todo o dia, o estande do Senar Alagoas foi procurado por mulheres em busca de informações sobre os cursos e treinamentos oferecidos pela instituição, que são voltados para o produtor rural (homem e mulher do campo).

O Senar participou do evento com a divulgação das ações desenvolvidas pela instituição, especialmente nos municípios do interior do estado.

“Nós também fomentamos o empreendedorismo feminino por meio de capacitações em diversas áreas do agronegócio, ofertando ações de formação profissional rural e de promoção social para agregar valor à produção e estimular a sua inserção nas compras governamentais e no mercado privado”, explica a coordenadora do departamento técnico do Senar Alagoas, Graziela Freitas.

Saúde

Além do olhar mais empreendedor para o público feminino, o Senar Alagoas também se preocupa com a saúde e bem-estar das mulheres do campo. O Programa Saúde da Mulher Rural é um exemplo desse zelo.

Só no primeiro semestre deste ano, 251 produtoras rurais passaram pelo programa, que leva exames de citologia e testes rápidos de diversas doenças para os municípios do interior do estado.

“Com esse programa, o Senar busca oferecer atendimento médico para as mulheres e elevar a autoestima delas, o que acaba refletindo também no trabalho que todas desenvolvem no campo. Mostramos os cuidados que elas devem ter com a própria saúde, pois estando saudáveis, com todos os exames médicos em dia, elas conseguem produzir mais e empreender melhor”, avalia a coordenadora do programa, Andréa Almeida.

imagem

Mais sobre a caravana

A ação faz parte de uma parceria entre a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Confederação Nacional do Comércio (CNC), Senar, Banco do Brasil e a Caixa Econômica, além de governos estaduais e municipais.

Durante o evento foram oferecidos diversos cursos, entre eles a capacitação “Entendendo seu Primeiro Empreendimento: Você!”, e palestras sobre empreendedorismo, como “Mulheres no Controle – Gestão Financeira para Microempreendedoras”.

Também houve ofertas de crédito e demais serviços que podem alavancar a participação feminina nos negócios, além de atendimentos para apresentação das vagas disponíveis com parceiros do programa e orientações sobre como se inscrever nos cursos.

O público ainda pôde formalizar empresas, abrir contas bancárias, renegociar dívidas e fazer registros de Pix, entre outros. Toda a programação oferecida visa atender as necessidades e sensibilidades de cada região percorrida, além de incentivar as mulheres a se posicionarem em situações de vulnerabilidade ou violência doméstica.

Kelmenn Freitas

Analista de Comunicação
Sistema Faeal / Senar Alagoas

Fones: (82) 3217-9800 / 9805

comunicacao@senar-al.org.br