Logo CNA

Senar AgroUp e Sistema Faemg premiam solução inovadora para gestão da propriedade rural
Hackathon

Aplicativo que transforma mensagem de voz em dados financeiros foi apresentado durante o Hackathon na Semana Internacional do Café

25 de novembro 2019
Por Senar

Brasília (258/11/2019) – Depois de 48 horas consecutivas dedicadas à busca de soluções inovadoras para a cafeicultura, o projeto elaborado para facilitar a gestão do custo de produção venceu a maratona tecnológica de inovação na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG).

O AgroUp é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem que identifica localmente problemas apontados por produtores rurais e realiza a busca por soluções regionais, nacionais e internacionais para atender a demanda tecnológica do campo. O Hackathon é um evento de ação comunitária para mobilizar a comunidade de inovação para os temas do agro.

A inovação apresentada pela equipe vencedora prevê o desenvolvimento de um aplicativo para celulares. Na prática, o produtor rural informará as atividades da propriedade via mensagem de voz e, por meio de mecanismos de inteligência artificial, a ferramenta será capaz de transformar o áudio em dados.

Além disso, mensalmente, o aplicativo entregará um relatório de gestão financeira ao produtor rural com as informações consolidadas.

Renê Staut Neto

Renê Staut Neto

O estudante Renê Staut Neto, do curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, explicou que a equipe trabalhou para aproveitar uma solução amigável que já é bastante utilizada pela maioria das pessoas que possuem aparelho celular.

“Percebemos que o pequeno produtor tem muitos desafios relacionados à gestão financeira. Essa ferramenta permitirá que ele envie a mensagem de voz a qualquer momento, inclusive enquanto realiza alguma atividade na propriedade. A tecnologia utilizada é similar a alguns aplicativos de conversas”, explica.

A equipe vencedora recebeu premiação no valor de R$ 5 mil. Além disso, o Sistema Faemg oferecerá mentoria para a evolução do projeto e formatação em modelo de negócio.

O Hackathon para a cafeicultura teve a participação 45 competidores de diversas instituições de ensino de Minas Gerais. De acordo com o coordenador de Inovação do Sistema CNA/Senar, Matheus Ferreira, a maratona aproxima o setor agropecuário da comunidade de inovação.

Matheus Ferreira

Matheus Ferreira

“O Senar vai acompanhar as soluções propostas nas maratonas Hackathon e disponibilizá-las aos produtores rurais atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial para validação e implementação nas propriedades rurais”, destacou.

O evento foi realizado pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), por meio do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes). Teve apoio da Cooperativa Cocatrel e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Para saber mais sobre a rede de inovação AgroUp, acesse: https://www.cnabrasil.org.br/p ...

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas