Logo CNA

Paraná

SENAR-PR seleciona instrutor para curso de alimentos sem glúten e lactose
Curso sem gluten

Edital para credenciamento de profissionais tem inscrições até 1º de novembro

26 de outubro 2023

Fonte: Ascom FAEP/SENAR-PR

O SENAR-PR está com edital aberto para o credenciamento de pessoas jurídicas para ministrar um novo curso: “Produção artesanal de alimentos – produtos sem glúten e sem lactose”. A iniciativa busca suprir uma lacuna na produção alimentícia, mirando itens destinados a pessoas portadoras da doença celíaca, intolerância e/ou alergia ao glúten e ou à lactose, que não podem consumir alimentos contendo estas substâncias. Para participar da seleção, é preciso fazer a inscrição até 1º de novembro.

As informações estão disponíveis no edital.

O glúten é um composto de proteínas presente em alguns cereais como trigo, cevada e centeio, que pode causar problemas à mucosa intestinal de pessoas que possuem hipersensibilidade à substância. Já a lactose é um tipo de açúcar presente no leite, que pode gerar desconfortos às pessoas que têm baixa tolerância à sua presença no organismo. Ambas as condições têm caráter crônico e devem ser tratadas durante toda vida com alimentação adequada.

“Esse novo curso veio atender a uma demanda da região Sudoeste do Paraná. Na época atendemos de forma local e, agora, será ofertado para todo o Estado, pois estamos observando um número cada vez maior de pessoas alérgicas e intolerantes ao glúten e à lactose."

Luciana Matsuguma, técnica do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR

“Como atuamos diretamente junto aos produtores de alimentos artesanais, é fundamental que esses temas possam ser trabalhados. Além de se tratar de uma questão de saúde pública e segurança alimentar, pretendemos também oferecer um diferencial competitivo para esse público”, completa Luciana.

Cursos do SENAR-PR: conheça o catálogo de formações da entidade

Dentre os temas previstos nesta formação, estão os conceitos gerais sobre alimentação sem glúten e sem lactose, ingredientes utilizados, conceitos sobre as enfermidades (intolerância ao glúten e à lactose, doença celíaca, alergia ao trigo e à proteína do leite bovino), legislação pertinente, boas práticas de fabricação, receitas, entre outros.

Dentre as formações desejadas para ministrar esse curso estão Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos, Tecnólogo em Alimentos, Farmácia, Bioquímica, Nutrição, Gastronomia e Economia Doméstica. Porém profissionais com formações relacionadas também podem participar do processo.

Ainda, os candidatos devem possuir pessoa jurídica, com exceção de empresas individuais, Microempreendedor Individual (MEI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) ou cooperativas, que não serão aceitas.

Matérias Relacionadas