Mato Grosso
Curso do Sindicato Rural de Jaciara em parceria com o Senar-MT propõe capacitação de mão de obra no campo
O curso realizado no município de Rondonópolis, trouxe uma nova perspectiva para os profissionais do agro jaciarense.
Por: Assessoria de Comunicação
Fonte: Sindicato Rural de Jaciara
O curso de Operação de Implementos Tratorizados, Preparo e Correção do Solo, realizado no município de Rondonópolis, trouxe uma nova perspectiva para os profissionais do agro jaciarense. A iniciativa do Sindicato Rural de Jaciara em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) reuniu participantes em um ambiente de aprendizado e troca de conhecimento nas práticas agrícolas locais.
Apaixonada por maquinários pesados, este é mais um curso que Jhennefer Fontanelli participa e adiciona ao seu currículo profissional. Ela já completou também os cursos de Operação e Manutenção de Pá Carregadeira, Operação de Tratores Agrícolas e Operação de Alta Performance de Colheitadeira Case 8250.
“Capacitada, esta é mais uma oportunidade que vou agregar à minha profissão e pretendo seguir carreira no agronegócio, principalmente porque o campo oferece várias oportunidades de mudança de vida”, afirmou Jhennefer.
A presidente do Sindicato Rural de Jaciara, Juliana Bortolini, destaca que as qualificações voltadas para máquinas pesadas são de grande relevância para o município, trazendo benefícios para quem deseja seguir uma carreira profissional sólida no agro. “Além de capacitar mão de obra qualificada para o homem do campo, o curso proporciona habilidades técnicas avançadas que permitem aos participantes manusear equipamentos modernos e realizar práticas agrícolas eficazes”, afirmou Juliana.
O instrutor credenciado pelo Senar-MT, Wanderley Gusmão, explica que os participantes aprenderam sobre a realização da manutenção e regulagem de implementos agrícolas de acordo com as recomendações descritas no manual do operador, além da operação do trator com o implemento.
“Na ocasião, realizamos, entre teórica e prática, a verificação da manutenção do óleo e da graxa, e a verificação das regulagens do maquinário. Em seguida, os alunos operaram o trator juntamente com o implemento, buscando a máxima eficiência”, disse o instrutor.
Ainda segundo Wanderley, durante a capacitação foi destacado que o entendimento da importância da regulagem dos implementos agrícolas possibilita diferentes performances no campo, fator decisivo para a redução dos custos de produção e, consequentemente, para maiores ganhos.