Paraná
SENAR-PR leva oficinas para feira de café no Paraná
Veja as atrações da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé)
Cursos de ‘Torra de cafés especiais’ e ‘Manutenção de roçadeiras e derriçadeiras’ serão gratuitos
O Paraná já foi o maior produtor de café do Brasil. Na primeira metade do século passado, o ‘ouro verde’ foi indutor de desenvolvimento no Norte do Estado, até a fatídica ‘geada negra’, que dizimou os cafezais paranaenses, mudando para sempre a configuração socioeconômica estadual.
Décadas depois o café paranaense volta a ser objeto de atenção do setor produtivo, mirando a qualidade do produto paranaense, que está cada vez mais ganhando espaço no mercado de cafés especiais . Um dos indicadores de como essa cultura vem crescendo em importância é a Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé), em Jacarezinho, que este ano chega à sua 11º edição, trazendo novidades tecnológicas, oportunidades de negócio e conhecimento aos cafeicultores. Segundo os organizadores, circulam pelo evento cerca de 4 mil pessoas, gerando negócios da ordem de R$ 5 milhões.
Nesta edição, o SENAR-PR levará para os pavilhões da Ficafé duas oficinas gratuitas para os produtores : ‘Torra de cafés especiais’ e ‘Manutenção de roçadeiras e derriçadeiras’. Esta é a segunda vez nos 11 anos da feira que a entidade insere uma oficina na programação do evento. “No ano passado, a oficina de torra de cafés especiais foi bastante procurada pelos participantes. Diante disso, o SENAR-PR viu uma oportunidade de levar mais informação para dentro do evento”, ressalta Jéssica D’angelo, técnica do Departamento Técnico Econômico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR, que acompanha a cadeia da cafeicultura.
O instrutor do SENAR-PR Emerson Massoqueto Batista irá ministrar a oficina ‘Manutenção de roçadeiras e derriçadeiras’. Segundo ele, as roçadeiras estão presentes em praticamente todas as propriedades rurais, enquanto as derriçadeiras são equipamentos que vêm ganhando espaço na colheita do grão. “É uma oficina voltada aos cafeicultores, com bastante conteúdo prático”, adianta. Já a oficina de ‘Torra de cafés especiais’ será ministrada pelo instrutor do SENAR de Minas Gerais Marcos Antônio dos Reis Teixeira.
Seminário
O Sistema FAEP/SENAR-PR também estará presente na Ficafé no Seminário Regional de Fruticultura – Comercialização, mercado e qualidade, que será apresentado no dia 3 de outubro de 2018 pela engenheira agrônoma Elisangeles Souza, do Detec do Sistema FAEP/SENAR-PR.