Logo CNA

Pernambuco

Senar/PE capacita técnicos da Fruticultura
Esc

Profissionais participaram de curso para aperfeiçoar inteligência profissional e liderança

5 de maio 2023

Por: Marina Lima

Fonte: Assessoria de Comunicação do Senar/PE

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Pernambuco (Senar/PE) promoveu uma semana de capacitação para os profissionais credenciados, que prestam os serviços de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) a fruticultores, no Vale do São Francisco.

O curso “Inteligência Profissional e Liderança”, ministrado pelo instrutor Erno Menzel, aconteceu entre a segunda e o sábado (24 a 29) de abril, no Sebrae Petrolina. A iniciativa reuniu mais de quarenta técnicos de campo, além do coordenador da ATeG/PE, Jailton Bezerra e do supervisor regional da Cadeia Produtiva de Fruticultura, Pedro Mouzinho. Eles são responsáveis pelo atendimento direto aos produtores, por meio de visitas mensais à propriedades agrícolas, onde levam conhecimentos relacionados à gestão da empresa rural e técnicas de manejo para as atividades desenvolvidas.

Durante o treinamento, foram aplicados métodos de desenvolvimento pessoal e de equipes com foco em liderança, inteligência profissional e emocional, automotivação, comunicação assertiva, relacionamento intrapessoal e interpessoal, visando melhorar o desempenho dos participantes nas suas funções.

“Capacitar o trabalhador para pensar com mais clareza e entender seus sentimentos - gerando autoconhecimento, vai ajudá-lo a tomar melhores decisões na vida e no trabalho, impactando positivamente também a vida e o trabalho do beneficiário por ele atendido”, explicou o palestrante.

13


Nesse sentido, nós adotamos ferramentas para o exercício de uma liderança efetiva junto aos beneficiários da ATeG, para que o técnico consiga com a sua influência, fazer com que ajam de forma correta, apliquem as mudanças que precisam ser feitas, implementem tecnologias e sigam as demais orientações. Isso porque ele vai ter uma capacidade maior de comunicação assertiva, melhorando a interação e os resultados”, concluiu Erno.

O participante Jean Jêmes, técnico de campo da Fruticultura, sai do curso motivado e consciente das atitudes que pode aplicar na rotina de trabalho. “Estou convicto do meu papel, mais autoconfiante e ciente do valor que o produtor rural tem. Na prática, esse conhecimento me ajudará a lidar com diferentes questões, na esfera racional e emocional, do público que atendo”, relatou ele otimista.

De acordo com o superintendente do Senar/PE, Adriano Moraes, além das capacitações técnicas permanentes realizadas, esse treinamento contribuirá essencialmente para a qualidade do trabalho ofertado pela ATeG/PE, pois os técnicos estão preparados para atender os produtores de forma individualizada, com soluções para cada realidade.

Matérias Relacionadas