Logo CNA

SENAR/PB forma 22 Técnicos em Agronegócio do Polo Alagoa Grande
Pagina inicial 1024x683 0 53107000 1515060853

Após a formatura, o próximo passo será a entrega dos diplomas=

2 de outubro 2017
Por Senar

Vinte e dois novos Técnicos em Agronegócio formados pelo SENAR colaram grau durante solenidade na última sexta-feira (29). Os profissionais são do polo de apoio presencial de Alagoa Grande e passaram por dois anos de formação. A cerimônia de certificação aconteceu no Teatro Santa Ignêz, patrimônio cultural do município.

O presidente do Conselho Administrativo do SENAR, Mário Borba, conduziu a solenidade e falou sobre a importância do ingresso no mercado de trabalho. “Esse é um trabalho que é levado à frente pela equipe do Departamento de Educação Formal, mas que é muito gratificante para todos que fazem o SENAR. A Paraíba, o Nordeste e o Brasil precisam de vocês. A agricultura é o que está sustentando este país, seja no PIB, nas exportações, no emprego”, defendeu.

Após a formatura, o próximo passo deverá ser a entrega dos diplomas, para que então os técnicos possam adquirir o registro profissional junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Assim, eles poderão atuar efetivamente seja na gestão de propriedades, em consultorias, ou na assistência técnica por exemplo.

Esta última área é uma das que atraem o foco do novo Técnico em Agronegócio Júlio César Rodrigues Souto. Ele também é técnico agrícola, além de zootécnico com mestrado na mesma área e enxergou na gestão de projetos um diferencial no curso.

“A parte da administração rural, economia, contabilidade e gestão de projetos me trouxe muito conhecimento. A gente vê o campo como bastante promissor e queremos dar uma resposta aos produtores que tanto precisam da nossa assistência técnica”, comentou Júlio César que vê a produção agrícola e pecuária como mola mestra do país.

Já para a também recém-formada Marina Sousa, as aulas práticas é que foram um diferencial. “Tenho licenciatura em ciências agrárias e já lidava com o campo, mas aqui no curso técnico a gente tinha muitas aulas práticas e isso foi um grande aprendizado para mim. Agora eu pretendo abrir um empreendimento e trabalhar na parte de gerenciamento”, resumiu

Essa já é a segunda turma do polo Alagoa Grande formada pelo SENAR. No município, o curso da Rede e-Tec Brasil conta com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais. Antes de concluir o técnico em agronegócio, os alunos apresentam um trabalho de conclusão, que muitas vezes resume todo conhecimento adquirido.

“Assisti à defesa dos trabalhos deles e como eles estão conectados com a região. Algumas das pesquisas já foram apresentadas também em âmbito nacional, de modo que o que está sendo produzido aqui, está repercutindo também fora, o que é muito bom para nós. Isso com temas como a integração Lavoura, Pecuária Floresta, agricultura orgânica e vários outros”, afirmou o presidente do sindicato, Vanildo Pereira.

“Quando a gente tem dedicação a uma causa, a gente consegue frutos como o que colhemos hoje. Essas pessoas levam o nome da instituição e também a certeza de que fizemos o melhor que pudemos por eles”, comentou a coordenadora da Rede e-Tec Brasil na Paraíba.

Quem também enxerga com orgulho a conclusão dessa etapa, é o tutor Rafanele Trajano, responsável por unidades curriculares do último semestre. “Eles adquirem todo um conhecimento e a gente vê essa bagagem se materializando na elaboração de um trabalho. Poder contribuir na formação de tudo isso é muito gratificante”, conclui.

Assessoria de Comunicação Sistema FAEPA/SENAR-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br

Matérias Relacionadas