Logo CNA

Pará

Senar Pará capacita instrutores para levar aos produtores conhecimentos sobre administração de uma propriedade rural
IMG 6181

11 de março 2020

Por: Lorena Daibes

Fonte: www.sistemafaepa.com.br

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Pará está capacitando mais uma turma de instrutores para metodologia do Programa Negócio Certo Rural (NCR), uma iniciativa desenvolvida em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), visando transferir aos produtores e suas famílias, por meio de ferramentas simples de gestão, conhecimentos sobre administração de uma propriedade rural.

O treinamento, que iniciou nesta quarta-feira (11), em Belém, e segue até o dia 13 de março, está sendo conduzido pela consultora do Senar Central, Juliana Krupp, e pelo coordenador Nacional do Programa Negócio Certo Rural, Mateus Moraes Tavares.

A capacitação reúne cerca de 21 participantes e atende a expansão do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeg), prevista no Plano de Trabalho 2020 do Senar/AR-PA, preparando os instrutores para aplicarem a metodologia do NCR nas ações de ATeG.

“Todos os produtores que ingressarem na Assistência Técnica e Gerencial serão capacitados na área de gestão e empreendedorismo”, explica o coordenador regional do NCR, Ivo Marca.

Segundo ele, os produtores rurais brasileiros já mostraram suas competências na produção de alimentos e, agora, precisam usar a mesma capacidade para tornarem-se eficientes na gestão da propriedade, no planejamento de seu negócio, na administração dos recursos disponíveis, na definição de metas e na previsão dos resultados.

“Este programa auxiliará os produtores na melhoria dos negócios já existentes, bem como, na gestão de novos negócios na propriedade. Os instrutores já concluíram, à distância, o curso Negócio Certo Rural no Portal de Educação do Senar e agora complementarão seus conhecimentos de forma presencial”, destaca Ivo Marca.

O coordenador Nacional do Programa Negócio Certo Rural, Mateus Moraes Tavares, comenta que a metodologia da capacitação trata-se de um projeto piloto, que pela primeira vez mescla conhecimentos de Educação a Distância e presencial. “Queremos entregar um produto de qualidade ao produtor rural e o Negócio Certo Rural irá complementar o trabalho que vem sendo realizado pela ATeG, aprofundando os ensinamentos, mostrando os benefícios da gestão e, ainda, incentivando novos rumos para agropecuária na região”, completa.

A consultora do Senar Central, Juliana Krupp, explica que os instrutores vivenciarão na prática o conteúdo aprendido na etapa on line. “A nossa intenção é passar é a metodologia do Negócio Certo Rural composto por conceitos, dicas, exemplos e tarefas práticas, para que o estudo seja agradável e para que vocês possam multiplicar o conhecimento com os produtores, melhorando a gestão do negócio e da sua propriedade como um todo”, destaca.