Logo CNA

SENAR-MT recebe Certificado de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa
Responsabilidade social mt 0 39331800 1515060836

A instituição de ensino rural foi uma das 50 empresas e entidades que receberam a certificação

10 de novembro 2017
Por Senar

Mais uma vez, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) recebe o Certificado de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A instituição de ensino rural foi uma das 50 empresas e entidades que receberam a certificação nesta quinta-feira (09.11). Representaram o SENAR-MT, na solenidade, os coordenadores financeiro, Carlos Sanzio Alves e contábil, Jéssica Moraes.

Das 12 edições realizadas, o SENAR-MT recebeu nove certificados. A conquista se dá em função dos programas e projetos desenvolvidos pela instituição que são voltados para a área social. Para o SENAR-MT, promover socialmente a pessoa do campo significa oferecer oportunidades para a troca de conhecimento, experiência e reflexão crítica. A ideia é fazer com que estas pessoas se conscientizem de seu poder ativo como transformadores da vida em comunidade.

Além dos treinamentos, o SENAR-MT também oferece diversos programas especiais voltados para a área social. Os principais são Equoterapia, Mutirão Rural, SIPAT-SENAR-MT, Inclusão Digital e Cine Senar. Destes, os mais procurados são o Mutirão Rural que tem o objetivo levar serviços nas áreas de saúde, educação, emissão de documentos pessoais e lazer para a comunidade rural.

Já o programa de Equoterapia tem como objetivo apoiar financeiramente, instituições consolidadas que executam atendimentos gratuitos para a população carente. Criado em 2011 já atendeu mais de cinco mil participantes e SENAR-MT é parceiros de mais de 20 instituições espalhadas por 16 municípios mato-grossenses.

Para o superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio, o Certificado de Responsabilidade Social é um reconhecimento importante. "Temos por obrigação desenvolver trabalhos sociais com toda a comunidade do agronegócio. Trabalhamos muito para fazer esse desenvolvimento social. Ser reconhecido nos mostra que estamos no caminho certo".

De acordo com o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM), que presidiu a sessão de entrega dos certificados, esta é uma forma de incentivar os gestores a sair da zona de conforto. “Responsabilidade social é toda e qualquer ação que pode contribuir para a melhoria de qualidade de vida da sociedade”.

Certificado - Este prêmio foi criado pela Lei 7.687, de 2002 e tem como objetivo impulsionar a importante discussão sobre a responsabilidade social. O coordenador da Comissão Mista de Responsabilidade Social de Mato Grosso, Sérgio Ricardo Inoui, conta que o Estado é o segundo a criar o prêmio. "O pioneiro foi o Rio Grande do Sul".

Esta foi a 12ª edição do programa que certifica as empresas e instituições que seguem rigorosamente a legislação trabalhista vigente e que colaboram com projetos que visam à valorização social de trabalhadores e da comunidade. Nos 11 anos de existência, mais de 350 empresas e entidades foram certificadas.

De acordo com Inoui, este ano, 50 empresas receberam o certificado. "Pelo menos quatro a mais que no ano passado. No início estávamos apreensivos em função da crise econômica do país. Apesar das dificuldades as empresas conseguiram aumentar seus investimentos e aplicar mais na área social".

Inoui explica ainda que só recebem o certificado as empresas que de uma forma ou de outra entregam ações sociais para a população. "Não existe nenhuma obrigação, mas as ações destas empresas vão muito além do que a legalidade pede e, isso nos deixa muito felizes, especialmente, neste ano, em que ainda enfrentamos dificuldades econômicas no País".

Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.senarmt.org.br

Matérias Relacionadas