Logo CNA

Mato Grosso

Senar-MT lança novo treinamento de Promoção Social: planejamento de cardápio rural
Capa alimento

Nutricionista Bianca Ribeiro de Oliveira, instrutora credenciada pelo Senar-MT desde 2022, participou pela primeira vez de uma pilotagem, conduzindo os participantes em todo processo de aprendizagem

28 de junho 2024

Por: Ana Frutuoso

Fonte: Ascom Senar-MT

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) realizou a pilotagem do novo treinamento de Promoção Social de Planejamento de Cardápio Rural nos dias 27 e 28 de junho, em Poconé. A novidade visa elaborar cardápios equilibrados e nutritivos, por meio da seleção e combinação de diferentes técnicas de preparo, explorando a regionalidade e promovendo o aproveitamento integral dos alimentos.

O curso foi realizado na Fazenda Lagoa Dourada e teve carga horária de 16 horas. Durante os dois dias, os participantes elaboraram um cardápio e aprenderam sobre a saúde e segurança no trabalho em meio ambiente; gestão de compras; tipos de contaminação; importância da higiene pessoal; planejamento de cardápios; seleção da matéria-prima; preparação dos alimentos, além da organização e planejamento do trabalho.

Segundo o supervisor da Regional, Rodrigo Gonçalves, o intuito é propor uma mudança de rotina alimentar diária para os funcionários das propriedades rurais, evitando o desperdício, gerando economia na compra dos produtos, visto que propor um cardápio definido e ter um fluxo diário evita que os alimentos estraguem e as refeições fiquem repetitivas.

“Um dos apontamentos do produtor rural é que, às vezes, durante uma semana inteira o mesmo prato se repete de três a quatro vezes. Ter um cardápio planejado proporciona também que o funcionário da propriedade tenha uma alimentação variada e balanceada”, explica o supervisor da Regional.

A analista de Produtos Educacionais, Ana Paula da Silva Gonçalves, está trabalhando na elaboração do piloto juntamente com o analista de marketing da equipe de Produtos Educacionais, Rafael Dias. Ela explica que a realização de pilotagem do projeto é importante para identificar as adequações necessárias para que o treinamento possa ser disponibilizado e demandados pelos Sindicatos Rurais ,e que atenda os empreendimentos rurais em Mato Grosso.

A nutricionista Bianca Ribeiro de Oliveira, instrutora credenciada pelo Senar-MT desde 2022, participou pela primeira vez de uma pilotagem, conduzindo os participantes em todo processo de aprendizagem.

Segundo Bianca: “A promoção de uma alimentação adequada e saudável, de acordo com a realidade do público rural, com a finalidade de promover saúde, melhoria do preparo dos alimentos, apresentando diversidade alimentar, uso integral dos alimentos e modos de preparo, é importante para a conscientização da alimentação saudável para os trabalhadores rurais”.

Selo