Logo CNA

Mato Grosso

Senar-MT e parceiros se preparam para Mutirão Rural em Brasnorte
IMG 5498

O evento será no próximo dia 12, na Aldeia Primavera

4 de setembro 2023

Por: Nágera Dourado

Fonte: Comunicação/ Senar-MT

Neste mês de setembro será retomada a programação do Programa Mutirão Rural, que leva serviços de saúde e cidadania gratuitamente a comunidades de Mato Grosso. O primeiro evento será no próximo dia 12, na Aldeia Primavera, etnia RIKBATSA, no município de Brasnorte. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Sindicatos Rurais e parceiros.

Cerca de 20 serviços serão ofertados sem qualquer custo à população. Dentre eles estão aferição de pressão, corte de cabelo, plastificação de documentos, consultorias jurídicas e financeiras e consultas médicas.

O Programa ainda conta com uma unidade de atendimento móvel totalmente equipada para consultas odontológicas, explica a coordenadora de Programas e Projetos do Senar-MT, Nadja Paixão. “Levamos toda a estrutura necessária para que essas comunidades sejam beneficiadas com os atendimentos dos parceiros”, afirma.

Em Brasnorte, também já foram confirmadas ações de vacinação, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatites B e C), palestras, bazar de roupas, emissão do cadastro único e de certidões cartorárias. Estes serviços serão ofertados por instituições da Prefeitura Municipal.

Com mais de 25 anos de existência, o Mutirão Rural surgiu no intuito de regularizar a documentação de moradores da zona rural e contribuir para levar cidadania a quem mora distante dos grandes centros urbanos. Segundo Nadja Paixão, hoje o propósito é muito maior. “Ele tem um papel social importante porque proporciona às comunidades a oportunidade de se conectar com as instituições e com quem os representa, acessando assim os principais atendimentos para melhor qualidade de vida”, destaca.

As ações são realizadas por meio da parceria do Senar-MT com Sindicatos Rurais, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Defensoria Pública, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Mato Grosso (Fetagri), Sicredi e Prefeitura Municipal de Brasnorte.

Programação – Somente em 2023, já foram realizados mais de 39 mil atendimentos, beneficiando 6 mil pessoas em 28 comunidades pelo estado. Até o fim de setembro estão previstos mais quatro eventos. Eles estão programados para ocorrer nos municípios de Nova Ubiratã (dia 22), Matupá (dia 25) e Carlinda (dia 27).

Serviço:

O que: Mutirão Rural
Onde: Aldeia Primavera, em Brasnorte
Quando: terça-feira, 12 de setembro
Contato: Sindicato Rural (66) 99933-4817

Matérias Relacionadas