Logo CNA

Minas Gerais

SENAR MINAS mostra que tecnologia no campo pode ser para todos

1 de fevereiro 2021

Por: SENAR MINAS

“Hoje, dados geram e valem muito dinheiro e o produtor que não tiver conhecimento disso, que não se apropriar dessas tecnologias, está fadado a não progredir”, afirmou o engenheiro agrônomo Luiz Felipe Xavier, analista técnico da Gerência de Formação Profissional Rural do SENAR MINAS, durante o “Agricultura 4.0: Promovendo o avanço da tecnologia no campo em 2021”.

O Sistema FAEMG/SENAR/INAES foi apoiador do evento e ofereceu a palestra "Importância dos treinamentos para produtor/trabalhador rural no tema Agricultura 4.0", ministrada por Luiz Felipe, que mostrou os treinamentos do SENAR na área de Agricultura de Precisão e como a demanda por eles cresceu, baseada na mudança de perfil do produtor rural, ansioso por colocar sua propriedade em dia com a tecnologia.

SENAR MINAS mostra que tecnologia no campo pode ser para todos

Mais de 200 pessoas estavam on-line assistindo ao primeiro dia do seminário na noite desta quinta-feira (28). A programação conta com dois dias de palestras e debates, promovidos pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, a ESALQ-USP. As duas palestras da noite e a rodada de perguntas foram mediadas pelo professor José Paulo Molin, da USP.

Perfil novo e sede por tecnologia

Luiz abriu sua apresentação mostrando como a Holanda, país com área equivalente ao estado do Rio de Janeiro, tornou-se um expoente na agricultura a partir da transferência de tecnologia, pesquisa e assistência técnica de forma ostensiva para garantir a adesão dos agricultores às novas técnicas. Veja outros pontos abordados pelo analista:

“Cabe a nós, extensionistas e técnicos, estar à frente e provocar a demanda pelo uso da tecnologia, não podemos apenas ficar esperando ela chegar. Também é importante contar com boas parcerias, como empresas privadas e instituições de ensino, para que a capilaridade ajude a tecnologia a chegar ao campo.”

“A tecnologia não é só para máquinas e equipamentos, é também para a gestão, dando ao produtor dados para subsidiar a tomada de decisão correta na hora correta. Com um mercado competitivo como hoje, se o produtor não tiver a gestão ‘na ponta do lápis’, ele acaba traçando o caminho errado.”

“Os cursos do SENAR têm como premissa ‘aprender a fazer, fazendo’ para desmistificar a ideia de que tecnologia é algo caro e inacessível. Vamos para o campo ver a teoria na prática, esses conceitos mudam e facilitam a vida das pessoas. A tecnologia é para todos, produtores pequenos, médios e grandes.”

SENAR MINAS mostra que tecnologia no campo pode ser para todos

“A aquisição de dados é nossa principal preocupação hoje. Estamos ensinando o produtor a captar dados de qualidade que vão embasar suas decisões – a princípio humanas, mas no futuro a inteligência artificial precisará de dados completos e corretos para auxiliar na propriedade.”

“É preciso mudar essa ideia de que o produtor não se interessa por tecnologia. O produtor acordou, está sedento por aprender, e cabe a nós ensinar para que ele opere essas tecnologias e facilite sua vida. De 2015 até 2020, por exemplo, o SENAR MINAS já treinou 6866 participantes em cursos de Agricultura de Precisão – metade deles só em Operação de Drone.”

“Nossa responsabilidade é dar o suporte que for necessário para que o produtor trace o melhor caminho possível na gestão de seus dados, no uso da tecnologia em sua propriedade.”

Matérias Relacionadas