ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Minas Gerais

SENAR MINAS cria curso sobre alimentação alternativa para aves

12 de fevereiro 2021
Por Senar

O Sistema FAEMG/SENAR/INAES está preparando um novo curso sobre alimentação alternativa na Avicultura. A demanda surgiu de produtores rurais que trabalham com a avicultura básica (estilo caipira), principalmente dos que são atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

“Atualmente, a base da dieta das aves é o milho e o farelo de soja, principais fontes energéticas e proteicas na alimentação convencional. Com o aumento constante nos preços desses grãos, tem crescido o interesse por alimentos alternativos que possam ser utilizados nas dietas sem prejuízo no desempenho desses animais”, explicou a analista técnica da Coordenadoria de Formação Profissional Rural e Promoção Social, Marília Saraiva Pereira.

Nesta semana, os instrutores Frederico Pahlm Ribeiro Gonçalves e Luciano Veneroso Haddad, sob a coordenação de Marília, estão elaborando o conteúdo pedagógico do treinamento. O objetivo é apresentar noções básicas sobre nutrição e fisiologia do aparelho digestivo das aves, capacitando o participante para uso, beneficiamento e fornecimento de alimentos alternativos. No curso, os produtores também aprenderão a utilizar os ingredientes tradicionais de uma nova forma, propiciando saúde e bem-estar animal e uma maior economia na atividade.

Ainda não há previsão de quando o curso começará a ser oferecido.