Logo CNA

Pernambuco

Senar inaugura polo de ensino em Machados
Curso tecnico

Inscrições para o processo seletivo do curso técnico gratuito em fruticultura estão abertas até 19 de janeiro no Sindicato Rural

17 de janeiro 2023

Por: Marina Lima

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Faepe/Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Pernambuco (Senar/PE) implanta, este mês, um Polo de Formação Técnica em Machados, no Agreste pernambucano.

Localizado na sede do Sindicato Rural do município, a unidade vai ofertar capacitações profissionalizantes aos interessados.

O curso de técnico em Fruticultura, que marca o lançamento do polo, está com inscrições abertas para o processo seletivo. Os candidatos precisam ter concluído o ensino médio e podem se inscrever até o dia 19 de janeiro de 2023 pelo portal do Senar nacional http://etec.senar.org.br/ .

Para o superintendente do Senar Pernambuco, Adriano Moraes, “O Senar está inaugurando mais um polo educativo que vai oferecer aos jovens de Machados e municípios circunvizinhos, a oportunidade de capacitação gratuita, abrindo portas na fruticultura, que é importante atividade econômica na região”, destaca.

O desempenho do segmento no último levantamento da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe), indica que Machados produz em média 23 mil toneladas de bananas em 3 mil hectares de área colhida, gerando para os produtores do município uma receita anual superior a R$ 20 milhões.

A iniciativa reforça o compromisso do Senar/PE com o desenvolvimento do setor produtivo em Pernambuco. “É preciso profissionalizar a população rural, formar recursos humanos competentes e estimular a cultura empreendedora para tornar a atividade competitiva, nos mercados interno e externo”, avalia o superintendente.

Curso Técnico em Fruticultura

O objetivo é formar profissionais especializados na produção, gestão e controle do processo produtivo de frutíferas.

A capacitação é semipresencial, com 70% das aulas realizadas a distância e 30% destinadas a atividades presenciais, no polo de formação e em visitas técnicas, totalizando mais de 1.300 horas de aulas, em um período de dois anos.

O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação e o diploma de técnico é válido nacionalmente.

A lista dos candidatos selecionados para a etapa de classificação será publicada no dia 24 de janeiro de 2023, no portal do Senar http://etec.senar.org.br/ .

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 99662.7451 ou no 0800 642 0999, com atendimento de segunda a sábado, das 8h às 20h (horário de Brasília).


Matérias Relacionadas