Logo CNA

Senar discute formação profissional na 45ª Reunião do Cinterfor/OIT
Janete na reuniao do cinterfor

Evento acontece de 16 a 18 de novembro e discute a formação para a recuperação e transformação produtiva do trabalho decente

16 de novembro 2021
Por Senar

Brasília (16/11/2021) O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) participou, na terça (16), da 45ª Reunião da Comissão Técnica do Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento em Formação Profissional (Cinterfor/OIT).

O evento acontece até 18 de novembro e este ano o tema foi “Formação para a recuperação e transformação produtiva do trabalho decente”, debatido por diversas entidades internacionais em Madrid, Espanha.

A diretora de Formação Profissional e Promoção Social do Senar, Janete Lacerda, participou de forma virtual do painel sobre o tema "O papel da formação profissional nos planos de recuperação na América Latina e Caribe”.

Janete explicou que, devido à pandemia do coronavírus, o Senar precisou interromper as atividades presenciais, mas, por outro lado, intensificou as capacitações a distância.

“Tivemos que nos preparar ainda mais para que nosso público, que é do meio rural, pudesse continuar se capacitando, mesmo com alguns problemas de conectividade porque nem todos os produtores têm acesso à internet no campo”, disse.

Ela explicou que a procura por cursos a distância aumentou em mais de 80%. “Paralelo a isso, criamos capacitações no formato híbrido também para que os cursos não sofressem uma interrupção tão grande”.

Segundo Janete, o Senar tem dado ênfase a práticas pedagógicas e à cultura digital para aumentar a familiaridade da população rural com as tecnologias e as plataformas de ensino a distância.

“Queremos que as pessoas adotem isso de uma forma mais amigável. Por isso estamos investindo em estratégias educacionais e espalhando nossas ações por todo o Brasil. Estamos trabalhando a mudança de cultura e tendo uma boa aceitação”, disse.

A diretora afirmou ainda que, para 2022, a entidade espera capacitar mais de 1,2 milhão de pessoas nos modelos presencial e a distância.

“O Senar está atento às novas competências tecnológicas e estamos nos preparando com essas experiências, além de buscarmos alternativas para levar mais conectividade ao campo”.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas