Logo CNA

Paraíba

Senar demonstra plantio correto de palma durante Expo Apacco 2021
Palma 1

30 de setembro 2021

Por: Ascom Sistema Faepa/Senar-PB

Os produtores que visitarem a Expo Apacco 2021 durante esta semana poderão aprender sobre as melhores técnicas para cultivo de palma e outras forrageiras. O Senar Paraíba montou uma unidade demonstrativa no Parque de Exposições de Campina Grande, na qual estão expostas três variedades desse cacto: palma miúda ou doce, Ipa Sertânia e orelha de elefante mexicana, além gliricídia e moringa.

“Todas essas plantas fazem parte do cardápio forrageiro que produtores do Nordeste podem oferecer aos seus rebanhos, tanto bovino quanto de cabras e ovelhas. Por isso, é muito importante difundir as melhores práticas de cultivo, plantio e controle de pragas, para que as propriedades possam alcançar algum nível de autossuficiência em relação a alimentação animal”, explicou Humberto Gonçalves, técnico do Senar.

A iniciativa apresenta os resultados obtidos ao longo de 4 anos de pesquisa realizada dentro do projeto Forrageiras para o Semiárido, que é promovido pelo Sistema CNA em parceria com a Embrapa e que conta com o apoio da Faepa e do Senar na Paraíba. Nele foram testadas as plantas mais resistentes e adequadas para o cultivo nas condições de clima e solo do Nordeste brasileiro.

Distribuição de mudas e raquetes

Além da capacitação dos produtores rurais, o Senar também reservou algumas raquetes de palma e mudas de gliricídia e moringa para distribuição gratuita com pecuaristas, a partir da próxima quinta (30). A intenção é difundir na região as forrageiras que já merecem a recomendação técnica para adoção nas propriedades rurais.

Inclusive, todas as variedades de palma que estão sendo expostas são resistentes à praga da cochonilha do carmim. O estande do Senar ficará aberto para o atendimento aos produtores durante toda duração da exposição.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br

Matérias Relacionadas