Logo CNA

Senar debate educação profissional e novas tecnologias
Formacao tecnica

Instituição oferece cursos técnicos gratuitos voltados ao meio rural

8 de maio 2020
Por Senar

Brasília (08/05/2020) – A experiência do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) na formação técnica voltada ao meio rural foi compartilhada em uma transmissão ao vivo sobre a educação profissional no Mundo 4.0, promovida pelo Ministério da Educação na sexta (8).

A coordenadora de Educação Formal do Senar, Maria Cristina Ferreira, apresentou a metodologia baseada no ensino híbrido, com encontros presenciais e aprendizagem a distância, do curso técnico em agronegócio.

A formação tem carga horária de 1230 horas, sendo 80% a distância e 20% presencial. O curso é oferecido em 150 polos de apoio presencial nas cinco regionais brasileiras. “Na formação profissional técnica do Senar, o conhecimento prático é fundamental. Por isso utilizamos a tecnologia associada à interação presencial”, destacou.

“Nossa metodologia foi desenhada de modo que todo o conteúdo esteja integrado. Produzimos material impresso, videoaulas e aulas virtuais. Por fim, o tutor presencial complementa o processo de aprendizagem”, detalhou Maria Cristina.

Ela complementou que a personalização do ensino é outra característica da instituição. “O Senar inova em proporcionar a formação profissional a distância para alcançar a população rural criando oportunidade de ensino por meio de diversas mídias. Isso cria maior flexibilidade aos estudantes”.

A coordenadora do Senar também apresentou informações sobre cursos técnicos presenciais em Bovinocultura de Corte, em Campo Grande (MS) e em Fruticultura, no município de Juazeiro (BA), na região do Vale do São Francisco, considerado o maior polo de fruticultura do País.

Também participaram da transmissão a diretora de Educação Profissional do Senac, Anna Beatriz Waehneldt, a diretora do Centro de Capacitação Técnica do Centro Paula Souza, Lucilia Guerra. O secretário de Educação de Santa Catarina, Natalino Uggioni mediou os debates.

Para saber mais sobre a formação técnica do Senar, acesse: https://www.cnabrasil.org.br/s...

Assista à integra da transmissão:

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas