Logo CNA

Amazonas

SENAR-AM inaugura polo de Formação Técnica em Itacoatiara
POLO DE ITACOATIARA 7

As inscrições para o processo seletivo já estão abertas

5 de dezembro 2019

Por: ASCOM - SISTEMA FAEA SENAR FUNDEPEC-AM

O Senar-AM inaugurou nesta segunda-feira (2), o Polo de Formação Técnica Antenor Alves de Lima no município de Itacoatiara. O polo, localizado na sede do Sindicato Patronal Rural de Itacoatiara será utilizado para atender os alunos do Curso Técnico em Agronegócio do SENAR.

Durante a cerimônia de inauguração, o presidente do Senar-AM, Muni Lourenço, destacou a importância deste momento em que a instituição amplia seu serviço de atendimento ao produtor, por meio de capacitação técnica, para o interior do estado contribuindo para formação de mão de obra de qualidade dentro do segmento rural.

“É um momento muito especial em que o Senar-AM está inaugurando um polo do Curso Técnico em Agronegócio, um curso que vai oferecer, principalmente aos jovens de Itacoatiara, a oportunidade de capacitação e que vai abrir portas importantes para o mercado de trabalho no agronegócio, setor que cresce em Itacoatiara”, destacou.

O presidente do Sindicato Patronal Rural de Itacoatiara, Alcemir Cruz de Lima, ressaltou, na ocasião, que o município será beneficiado pelo curso. “É um curso inédito no nosso município que vai beneficiar produtores, filhos de produtores e famílias de produtores e incentivá-los a desenvolver trabalhos na área de agronegócio”.

Para o secretário de produção Rural do Amazonas, Petrúcio Magalhães Júnior, que no evento representou o governador do Amazonas, Wilson Lima, a inauguração do polo representa o compromisso do Senar com o desenvolvimento do agronegócio, também no interior do Estado. “Entendemos que é preciso profissionalizar o setor, formar recursos humanos de qualidade, trabalhar a cultura empreendedora, estimular os jovens e sobretudo valorizar o setor”.

Estiveram presentes ainda na solenidade, o prefeito de Itacoatiara, Antônio de Oliveira Peixoto, a superintendente do Senar-AM, Jeyn’s Martins Alves, o presidente da Fecomércio-AM, Aderson Frota, a diretora-superintendente do Sebrae-AM, Lamisse Cavalcante, o Superintendente Regional do Banco da Amazônia, André Vargas, além de produtores rurais do município.

Curso Técnico em Agronegócio

O curso técnico em Agronegócio é um curso semipresencial com 20% das aulas realizadas no polo de Formação Técnica e o restante realizado em plataforma online, totalizando mais de 1.300 horas de aula, em um período de dois anos. O curso é gratuito, aprovado pelo MEC e já foi realizado nos polos de Manaus e Autazes.

O perfil dos participantes é formado por produtores rurais, filhos de produtores, técnicos do setor rural e pessoas que tenham identificação com o setor. “O objetivo é formar mão de obra especializada para o agronegócio local”, resumiu Muni Lourenço.

Inscrições abertas

As inscrições para o processo seletivo para a nova turma do Curso Técnico em Agronegócio que inicia no polo de Itacoatiara em março de 2020 já estão abertas. O edital está disponível no site etec.senar.org.br e as inscrições devem ser feitas até janeiro de 2020.

O homenageado

Antenor Alves de Lima, itacoatiarense, filho de Lindolfo Alves de Lima e Rosa Marinho de Jesus, nascido em São José do Amarati e casado com Carmélia Cruz de Lima. Comerciante e pecuarista, financiava 100 famílias no cultivo de juta e malva, comprando toda a produção no município de Itacoatiara, nas décadas de 70 e 80, se destacando como um dos maiores compradores do setor têxtil do município.

Matérias Relacionadas