Logo CNA

Amazonas

SENAR-AM certifica formandos do programa de Aprendizagem rural em Presidente Figueiredo
IMG 9461

O programa iniciou em abril de 2018, com duas turmas

1 de novembro 2019

Por: ASCOM - SENAR-AM

Na terça-feira (29), o Senar-AM realizou a certificação do programa de Aprendizagem Rural realizado na Agropecuária Jayoro, no município de Presidente Figueiredo. A solenidade de encerramento ocorreu no Instituto Federal do Amazonas (Ifam) de Presidente Figueiredo e contou com a participação de representantes da Jayoro, entre eles, o supervisor de materiais, Alexandre Marques, que na ocasião representou o superintendente da empresa, Waltair Carvalho. Também esteve presente, o presidente do sindicato patronal rural do município, Leonardo Mississipe.

Para a superintendente do Senar-AM, Jeyn's Alves, o resultado do programa é uma vitória tanto para a instituição quanto para a Jayoro, uma vez que esta foi a primeira vez que o programa foi realizado no Amazonas. “Tenho certeza que essa experiência vai servir por toda a vida de vocês, abrindo portas para o mercado de trabalho. Tanto o Senar-AM quanto a empresa aprenderam muito com vocês. Aproveitem essa oportunidade que vocês tiveram e continuem o caminho de vocês”, disse aos alunos na ocasião.

Já o presidente do Sindicato Patronal Rural de Presidente Figueiredo, Leonardo Mississipe, que durante o evento representou o presidente do Senar-AM, Muni Lourenço, disse que a capacitação traz benefícios a curto, médio e longo prazo não apenas para os aprendizes, como também para o município. “Afinal, estamos falando da formação de profissionais de qualidade que vão ingressar no mercado de trabalho do Estado com uma rica experiência e aprendizados”.

Aprendizagem rural

O programa iniciou em abril de 2018, com duas turmas. A primeira na área de produção de mudas e semente e segunda na área de auxiliar administrativo e financeiro. Ao todo, 38 jovens aprendizes concluíram o treinamento que teve aulas teóricas e prática na empresa com efetivação de oito participantes no quadro de funcionários.

De acordo com a Gestora de Recursos Humanos da Agropecuária Jayoro, Carmem Iolanda Rodrigues, o processo que culminou na formação dos primeiros aprendizes foi muito gratificante. “Eles tiveram a oportunidade de atuar em várias áreas da empresa e nós, aprendemos como lidar com cada um, buscando sempre ensinar e vencer os obstáculos que surgiram no dia a dia. O melhor foi ver o amadurecimento deles e proporcionar esse primeiro contato com uma unidade de trabalho. Nós acreditamos na capacidade de cada um”, comemorou.

Para a assistente social da Jayoro, Ana Carolina Gonçalves, formar a primeira turma de aprendizagem rural do Estado foi um grande desafio. No começo foi desafiador, mas contamos com o apoio direto do Senar e conseguimos preparar os aprendizes com qualidade para um exigente mercado de trabalho. Hoje temos o privilégio de termos aprendizes no quadro de funcionários da Jayoro. São pessoas que vestem a camisa da empresa e conseguem desenvolver o trabalho porque tiveram uma base muito boa”, avaliou.

Obstáculos vencidos

A aprendiz rural, Gabriele Joyce dos Santos, se emocionou ao lembrar do início do programa com um processo seletivo acirrado para o preenchimento das vagas. “É muito gratificante ver que apesar dos obstáculos, nós conseguimos. O programa nos ensinou a ter responsabilidade, a saber zelar pelo compromisso e objetivo que era chegar até o final e receber nosso certificado. Foi uma experiencia grande porque crescemos como profissionais e como pessoas e agradecemos à Jayoro e ao Senar-AM pela oportunidade”, agradeceu em nome dos formandos.

Matérias Relacionadas