Logo CNA

Alagoas

Senar AL celebra dez anos de ações de saúde

10 de outubro 2019

Por: Álvaro Müller - Ascom Senar Alagoas

20191004 093056

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Alagoas – celebra uma década de ações de prevenção e promoção da saúde da população do campo. Os dez anos de atividades foram comemorados no último dia 4, no município de Pindoba, durante mais uma realização dos Programas de Saúde do Homem e da Mulher Rural.

Ao longo de uma década, o Senar Alagoas percorreu 49 municípios e realizou 17.386 exames, entre citologia para as mulheres, PSA (exame de sangue) e toque retal para os homens – estes dois últimos ofertados por meio de uma parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia – SBU. Quando necessário, os pacientes são encaminhados para tratamento.

Os programas de saúde do Senar ainda oferecem palestras educativas, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C, exame de glicemia, aferição de pressão arterial e serviços de estética. Parceiras do Senar, as prefeituras incrementam os programas com atendimentos clínicos e odontológicos, entre outras ações. Somente na última edição, em Pindoba, 132 homens e 130 mulheres passam por exames.

“É gratificante ver a quantidade de pessoas que procuram os serviços de saúde por conta da credibilidade do Senar, principalmente, quando observamos a presença dos homens, que geralmente são muito resistentes ao exame do toque, por conta do preconceito, mas atendem ao nosso chamamento. Em Pindoba, por exemplo, o número de homens dobrou nos últimos dois anos, por conta da educação que o Senar tem proporcionado”, afirma Deimiluce Lopes Fontes, coordenadora nacional dos programas de saúde do Senar.

“Já salvamos muitas vidas com recursos do produtor rural e isso comprova a importância da contribuição sindical, para que possamos continuar promovendo a saúde da população do campo. Vale destacar o nosso trabalho contra o câncer de próstata, uma parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, coordenada pelo urologista Mário Ronalsa, que vem quebrando o preconceito dos homens e serve de exemplo para o Brasil”, comenta o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas – Faeal –, Álvaro Almeida.

O agricultor Antônio Sabino da Silva sabe muito bem a importância dos programas de saúde do Senar. Ele foi diagnosticado com câncer de próstata em 2016, durante uma ação no município de Pindoba. Hoje, aos 60 anos, ele segue realizando tratamento e a caminho da cura. “Antes eu não tinha condição financeira para fazer exames na capital. Graças a essa ação, descobri a doença e tive tempo de me tratar. Não abro mão de refazer os exames toda vez que o Senar está aqui em Pindoba. Esse programa me salvou, graças a Deus”, comemora.

Pioneirismo

Alagoas foi o primeiro estado brasileiro a unir homens e mulheres em uma ação conjunta de saúde do Senar. A junção do Útero é Vida, antigo programa nacional, e do Próstata é Saúde, criado pela regional, abriu caminho para a consolidação dos programas no formato atual, em todo o país.

“Os nossos programas de saúde corroboram com a missão do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que, além da educação profissional e da assistêntica técnica, também tem o compromisso de realizar atividades de promoção social, contribuindo para o desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e dos avanços sociais no campo”, ressalta o superintendente do Senar em Alagoas, Fernando Dória.

“Desde o início nós percebemos a necessidade de incluir os homens neste trabalho que não é apenas de assistência à saúde, mas também de educação e elevação da autoestima das pessoas do campo. O programa cresceu muito e tem credibilidade por conta do nosso compromisso e do acompanhamento que fazemos, desde o planejamento da ação junto ao município até a entrega dos resultados dos exames”, avalia a coordenadora dos programas de saúde do Senar em Alagoas, Andrea Vieira.

Toda a ação em Pindoba foi acompanhada pelo prefeito do município, Maxwell Tenório, a secretária de Saúde, Helineide Soares, e a coordenadora do Sindicato Rural e mobilizadora do Senar na região, Iolanda Tenório. “Essa parceria com o Senar é motivo de muita alegra para nós. É muito gratificante ver a alta participação do público e isso também demonstra o nosso comprometimento com a população rural, divulgando a ação nos povoados, incentivando a participação da comunidade e incorporando outras ações de saúde aos programas”, diz o prefeito Maxwell Tenório.

Matérias Relacionadas