Logo CNA

Acre

Senar – Acre e Ufac celebram parceria para certificar alunos em manutenção de aparelhos agrícolas

16 de julho 2019

Foi celebrada no último domingo (14) a finalização do Treinamento de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, oferta que teve origem através da parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar – Acre) e a Universidade Federal do Acre (Ufac).

Alunos de três instituições foram beneficiados com a oferta da parceria. Foto: ASCOM/SENAR - AC

O treinamento, com carga horária total de 56 horas, teve duração de uma semana, e beneficiou 15 alunos de três instituições: do Curso Técnico em Agronegócio (Senar – AC), do curso de Agronomia (Ufac) e da Escola Família Agrícola Jean Pierre Mingan.

Leandro da Silva Caetano, aluno do Curso Técnico em Agronegócio. Foto: ASCOM/SENAR - AC

“Para quem já vivencia esse tipo de realidade, esse novo conhecimento agrega ainda mais. Poder participar dessa oferta é gratificante, pois na área onde moro – que fica em Porto Acre –, muitos possuem maquinário, mas não possuem a experiência teórica para prolongar o uso delas”, destacou Leandro da Silva Caetano, aluno do Curso Técnico em Agronegócio.

(esq. pra dir.) Ilcilene Malini e Mauro Marcello Gomes de Oliveira, representantes do Senar – AC; e Leonardo de Souza, coordenador do curso de Agronomia. Foto: ASCOM/SENAR - AC

Para o coordenador do curso de Agronomia da Ufac e coordenador do Laboratório de Mecanização da universidade, Leonardo Paula de Souza, a parceria entre instituições fortalece o futuro do agronegócio: “Sabemos que não basta para o agricultor adquirir o equipamento – é preciso conhecimento para operar e realizar a manutenção. Isso torna a agricultura mais eficiente e aumenta a vida útil do maquinário.”

Alunos do Senar – AC, Ufac e Escola Família Agrícola Jean Pierre Mingan participaram do treinamento. Foto: ASCOM/SENAR - AC

O desenvolvimento do setor também foi destacado pelo superintendente do Senar – Acre, Mauro Marcello Gomes de Oliveira. “A equipe do Senar abraça as parcerias que geram resultados como este: futuros profissionais devidamente qualificados no mercado de trabalho acreano. Esperamos reforçar a parceria com muitas outras ofertas, intensificando a união entre teoria e prática”, afirmou.

DE ALUNO A INSTRUTOR

Responsável por ministrar o curso aos 15 alunos, o instrutor do Senar – AC, Max Teodoro também trilhou um caminho de formação profissional lado a lado com as duas instituições parceiras. “Comecei na mecanização agrícola através da universidade, como aluno do curso de Agronomia. Já possuía a questão do conhecimento prático, mas procurei o Senar para adquirir uma certificação profissional. Após concluir o curso, passei em um concurso do Instituto Federal do Acre (Ifac), e mesmo depois das provas objetiva e prática, havia necessidade dessa certificação”, explicou.

Max Teodoro, instrutor do treinamento com carga horária de 56 horas. Foto: ASCOM/SENAR - AC

Para o instrutor, é gratificante poder retribuir a oferta de conhecimento à nova geração, além de oportunizar o ensino para alunos de diversas instituições: “Agregamos participantes de três centros de ensino, ou seja, a parceria é benéfica e já pode ser considerada um sucesso”.

AGRADECIDOS

O sentimento de gratidão também foi reforçado pelos relatos dos participantes do treinamento. Entre eles, está o acadêmico William Júnior Pereira, do 9º período de Agronomia.

William Júnior Pereira, aluno do 9º período de Agronomia na Ufac. Foto: ASCOM/SENAR - AC

“A área da agricultura vem crescendo muito no Acre, principalmente a parte da mecanização. Ela é indispensável para o desenvolvimento do setor, e todos os envolvidos estão muito agradecidos por essa oportunidade”, disse William.

Matérias Relacionadas