Logo CNA

Acre

SENAR – AC realiza visita técnica à propriedade rural para alunos dos cursos técnicos
Visitvald1

20 de junho 2022

Cumprindo as atividades ligadas à oferta educacional, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR – AC) realizou na última terça-feira (14), no bairro Vila Acre, visita técnica ao Rancho São Bento voltada para os alunos dos cursos Técnico em Agronegócio e Zootecnia.

visitvald1

Turmas participaram da mesma visita à propriedade no bairro Vila Acre. Foto: ASCOM

A visita integra o módulo de ensino “Fundamentos do Agronegócio”, ministrado por Aliedson Sampaio, engenheiro agrônomo e instrutor do curso. “O objetivo é trazer os alunos para conhecer a realidade de uma propriedade rural bem estruturada, e compreender todo o processo de construção do agronegócio. Isso ajuda a entender como está inserida no processo econômico do agronegócio acreano”, explicou.

visitvald2

Visita integrou o módulo de ensino "Fundamentos do Agronegócio". Foto: ASCOM

Aliedson também destacou que uma propriedade de sucesso não precisa ser grande para estar sempre bem cuidada e desenvolvida. Nos 12 hectares do Rancho, Valdomiro Bento, proprietário e pecuarista de leite, implementa novas tecnologias e busca estar sempre atualizado – tornando-se uma espécie de vitrine para produtores de leite da região.

visitvald3

Valdomiro Bento, produtor rural, guiou os visitantes pela propriedade. Foto: ASCOM

Egresso do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre (PDSA), bem como da primeira turma de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) voltada para a bacia leiteira do Estado, Valdomiro atualmente tem uma média de 80 litros/leite ao dia, já batendo a marcação de até 150 litros/dia. “O SENAR é um parceiro que eu nunca vou esquecer. Receber os alunos na minha propriedade é motivo de orgulho. Compartilhar o meu conhecimento é muito gratificante, pois contribuo para a troca de ideias e para o desenvolvimento dos futuros profissionais”, afirmou o produtor rural.

visitvald4

O engenheiro agrônomo Aliedson Sampaio é o instrutor do módulo. Foto: ASCOM

“Para a instituição, ter parceiros é uma ponte importante para mostrar a prática aos alunos. Durante as aulas, a teoria é sempre estudada com os melhores profissionais da área, mas a vivência de campo, o relato de quem já passou por dificuldade e alcançou o sucesso no agro é imprescindível para a formação dos estudantes”, avaliou Katiane Lima, secretária escolar do SENAR – AC.

visitvald5

Alunos tiveram acesso ao relato do produtor sobre crescimento da propriedade. Foto: ASCOM

IMPACTO NOS ALUNOS

“Sou filho de produtor rural, então sempre estive inserido nesta realidade. Como já temos um pouco da prática, arrisquei pra conquistar o diploma e ter mais conhecimento para aplicar na propriedade da família, além de trabalhar profissionalmente em outras localidades.” – Sidnei Lima dos Santos, aluno do Curso Técnico em Agronegócio e morador do Bujari

visitvald6

"Propriedade grande não significa uma propriedade de sucesso", destacou Aliedson. Foto: ASCOM

“Também sou filho de produtor, e desde criança busco aprender mais para colocar em prática. A área da zootecnia está crescendo, e espero trabalhar assim que me formar, aplicando meus conhecimentos também na propriedade familiar.” – Rayner Wilson Vale, aluno do Curso de Zootecnia e morador de Plácido de Castro

Matérias Relacionadas