Logo CNA

Minas Gerais

Semana Internacional do Café: 4º Cupping ATeG Café do Senar Minas chega na etapa final

3 de novembro 2020

Por: SENAR MINAS

Novecentas e quatro amostras de cafés dos produtores rurais atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café estão sendo avaliadas na 4ª edição do Cupping ATeG Senar Minas de Café, em Boa Esperança.

O trabalho chegou na fase de análise sensorial, última etapa do concurso. A torra, prova e laudo dos cafés são feitos por oito q-graders que também são instrutores do Senar. Os grãos analisados são de cafeicultores do Sul, Matas de Minas, Cerrado, Chapada e Mantiqueira.

Semana Internacional do Café: 4º Cupping ATeG Café do SENAR MINAS chega na etapa final

Roberto Gregatti - instrutor do SENAR e Q-grader

Nessa etapa de análise sensorial são avaliados aroma, fragrância, sabor, doçura, acidez, corpo, equilíbrio. Para a torra, os profissionais utilizam um equipamento sofisticado que foi disponibilizado pela empresa Probat, torradora oficial do cupping. “Com uma máquina desse nível a gente ganha em agilidade e qualidade. Esperamos ter a Probat como parceira oficial do Cupping ATeG Café Senar nos próximos anos”, diz o gerente regional do Sistema Faemg/Senar/Inaes em Viçosa e q-grader, Marcos Reis, que acompanha o concurso.

“O cupping avalia a assistência técnica que tem sido oferecida para os produtores pelos nossos técnicos do ATeG e o resultado desse trabalho. O concurso também busca mostrar o potencial de cada cafeicultor participante”, comenta o gerente regional do Sistema Faemg/Senar/Inaes em Lavras, Rodrigo Ferreira.

Semana Internacional do Café: 4º Cupping ATeG Café do SENAR MINAS chega na etapa final

Café com alta qualidade

A cada edição aumenta a quantidade e a qualidade das amostras de cafés. Este ano o número superou o do ano passado. Até agora, a média alcançada de avaliação final está entre 80 e 90 pontos. Os profissionais terão ainda mais uma semana para finalizar toda a etapa.

“Participo do cupping desde a primeira edição. Fiquei surpreso com o número de amostras recebidas este ano. Isso mostra que o interesse do produtor em querer melhorar a qualidade do seu grão é cada vez maior”, diz o instrutor Rafael Gustavo Morais de Oliveira.

“O concurso está diversificado e engloba várias regiões do estado. Temos cafés com perfis distintos. Fazemos um raio x do café, apontamos a qualidade e os defeitos para que o produtor possa melhorar cada vez mais a sua produção, comercialização e agregar valor ao seu grão”, diz o instrutor e q-grader Anderson Ferreira Luz.

Semana Internacional do Café: 4º Cupping ATeG Café do SENAR MINAS chega na etapa final

SIC 2020

O resultado do Cupping ATeG SENAR MINAS de Café será apresentado na Semana Internacional do Café - SIC 2020, que este ano será 100% on-line, em novembro. O produtor rural e o público interessado podem acompanhar toda a programação pelo site www.semanainternacionaldocafe.com.br