Logo CNA

Mato Grosso

Sem aulas, escola recebe treinamento e professores iniciam cultivo de horta
05102020041839

Educadores de Vila Bela da Santíssima Trindade aproveitaram espaço escolar para fazerem treinamento e iniciarem horta comunitária

6 de outubro 2020

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Estudantes da Escola Marechal Deodoro em Vila Bela da Santíssima Trindade terão uma surpresa no retorno das aulas presenciais. Professores e moradores da Comunidade Santa Mônica/São Simão iniciaram o cultivo de uma horta comunitária nas dependências da unidade escolar. O plantio das primeiras mudas foi realizado na sexta-feira, (02.10).

Couve, alface, cebolinha, chicória e almeirão estão entre as hortaliças que estarão disponíveis na instituição que atende estudantes de 06 a 16 anos de idade. O objetivo é que o cuidado com o novo espaço ajude os 80 alunos a serem despertados para a importância do consumo de hortaliças.

Para o presidente do Sindicato Rural de Vila Bela, José Teixeira, a iniciativa trará benefícios à alimentação dos estudantes. "A horta vai ajudar na merenda escolar. Para mim, toda escola deveria adotar essa estratégia e contribuir para uma alimentação mais saudável dos alunos".

Segundo o pedagogo João Paulo Parabá a ideia é repassar os conhecimentos aos estudantes. "Devido a pandemia não estamos tendo aula, mas a gente quer trazer esse conhecimento para os nossos alunos e beneficiar tanto a escola quanto a comunidade".

A criação da horta foi a parte prática do treinamento de Produção de Hortaliças Folhosas ministrado gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Esse foi o segundo curso que a comunidade participa sobre o mesmo tema em 2020.

Cleonir Andrade Faria Junior, instrutor credenciado junto ao Senar-MT, acredita que os aprendizados de ambas as capacitações se complementem. "Esse treinamento complementa o anterior de Olericultura básica ministrado em junho. Por ser na escola, os alunos também farão parte desse processo produtivo e da manutenção da horta".

Retomada - Após dois meses de suspensão das atividades devido às restrições para prevenção à Covid-19, os treinamentos realizados pelo Sindicato Rural de Vila Bela da Santíssima Trindade em parceria com o Senar-MT sendo retomados. "Retornamos em agosto e agora estamos aumentando aos pouco o número de treinamentos. Estamos tomando todos os cuidados de prevenção e combate à pandemia", afirma José Teixeira, presidente do Sindicato Rural local.