Logo CNA

Saúde humana e animal em debate
Img 2842 0 75409700 1515060841

Sistema FAESC/SENAR-SC é apoiador do evento

25 de outubro 2017
Por Senar

Discutir o impacto e consequências socioeconômicas relacionadas à tuberculose e à brucelose animal e humana e propor ações conjuntas para o desenvolvimento do setor leiteiro em Santa Catarina. Esses são alguns dos objetivos do Seminário Estadual sobre Saúde Animal e Humana que será promovido pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e Colegiado Estadual de Secretários Municipais de Agricultura, nesta sexta-feira (27), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, em Chapecó. O seminário conta com o apoio e a participação do Sistema FAESC/SENAR-SC.

A programação do Seminário, que reunirá agentes públicos municipais e estaduais, produtores rurais, veterinários, agrônomos e outros integrantes da cadeia produtora, terá uma série de palestras sobre a cadeia do leite e do gado de corte. Além disso, em pauta os impactos, sintomas e cuidados na saúde animal e humana com relação as doenças. As responsabilidades e obrigações relacionadas aos serviços de inspeção e controle sanitário também serão debatidas.

O presidente do Sistema FAESC/SENAR José Zeferino Pedrozo salienta que o Estado tem grandes vantagens comparativas que podem ser transformadas em vantagens competitivas, através de tecnologia, gestão e empreendedorismo. “Temos mais sol e mais chuva (água), que nos permite produzir pastagens o ano inteiro, combinando espécies de verão e de inverno. Podemos produzir mais de 30 toneladas de matéria seca de pasto por hectare por ano, enquanto na Europa, o pasto só cresce por 6 meses por ano e produz a metade”, diz.

Pedrozo avalia que é preciso aplicar os modernos princípios agronômicos das lavouras também nas pastagens, tratar o pasto como lavoura, para maximizar a disponibilidade de comida para os animais ruminantes que as convertem em carne e leite. A correção solo e plantio de pastagens com o melhoramento de plantas forrageiras e genética do rebanho são imprescindíveis.

Santa Catarina tem uma posição destacada de excelência no que diz respeito à sanidade dos rebanhos. “Somos o único Estado livre de febre aftosa sem vacinação certificado pela Organização de Saúde Animal (OIE) desde maio de 2007. Isso nos dá acesso a mercados Premium, como o da carne suína do Japão, EUA e em breve, possivelmente a Coréia do Sul. Agora nosso grande desafio é também nos livrarmos da Brucelose e Tuberculose”, observa o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies.

PROGRAMAÇÃO

A abertura do evento está programada para as 9 horas. A partir das 10 horas o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca Airton Spies explanará sobre “A importância da cadeia do leite e do gado de corte para o desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina e os impactos da brucelose e tuberculose”.

Às 10h30 iniciará o primeiro painel com o tema “Brucelose e Tuberculose no Estado de Santa Catarina: Impactos, sintomas e cuidados na saúde animal e humana”. O mediador será o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura e presidente do Colegiado Estadual de Secretários Municipais de Agricultura (COSASC), Renato Romancini. Os palestrantes do painel serão o presidente do Conseleite/SC Adelar Maximiliano Zimmer, o coordenador do curso de Medicina Veterinária da UNOESC Campus de São Miguel do Oeste professora Daniele Cristine Beuron e a reumatologista do município de Flor do Sertão Flávia Barcelos Martins. Às 11h30 será aberto espaço para perguntas.

Às 11h40, a técnica em enfermagem de Flor do Sertão Andréia Dallagnol compartilhará a experiência com depoimentos de pessoas que conviveram com a tuberculose e a brucelose. Posterior haverá momento para perguntas.

No período vespertino, ocorrerá o segundo painel com a temática “Serviços de inspeção e controle sanitário da brucelose e tuberculose em produtos de origem animal: Responsabilidades e obrigações”. O moderador será Morciel Araújo Faraum do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente (CIDEMA). Os palestrantes serão a coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) Greicia Malheiros da Rosa Souza, o representante do Ministério da Agricultura (MAPA) Sérgio Antonio Bogdano Bajaluk e a médica veterinária da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) Karina Diniz Baumgarten.

Após o momento de perguntas, às 15 horas está prevista a leitura e deliberação sobre a carta do seminário. O encerramento está previsto para as 16 horas.

Assessoria de Comunicação do SENAR/SC
www.senar.com.br

Matérias Relacionadas