Logo CNA

Rio Grande do Sul

Saúde em pauta: unidades móveis do Senar-RS levam cuidado e bem-estar aos produtores rurais  
Morro Redondo 7

Público recebe atendimento gratuito especializado na área de saúde odontológica e preventiva  

4 de novembro 2022

Por: Ag. Padrinho / Senar-RS

Até o final deste ano, as unidades móveis de saúde odontológica e de saúde preventiva do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) vão estacionar em cidades do interior do Estado para promover cuidado e bem-estar aos produtores rurais. De acordo com a Coordenadora de Promoção Social do Senar-RS, Sandra Catarina Vieira, o público-alvo geralmente encontra dificuldades de acesso a esse tipo de assistência, e o papel da instituição é justamente “transformar a realidade e melhorar a qualidade de vida da população”.

Por isso, a Unidade Móvel Odontológica conta com atendimento especializado para realização de consultas, orientações sobre práticas de higiene, remoção de tártaro e cáries, restaurações e aplicação de flúor etc. Os tratamentos são oferecidos para qualquer faixa etária, sendo que menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável. Em casos mais complexos, os pacientes são encaminhados a um especialista.

A ação piloto teve início em outubro, em Rio Grande, e será expandida para todos os 164 Sindicatos conveniados junto ao Senar-RS a partir de janeiro de 2023. As localidades rurais interessadas devem solicitar o agendamento do serviço a estes Sindicatos conveniados, cujos contatos estão disponíveis no site do Senar-RS: www.senar-rs.com.br .

A unidade passará uma semana em cada município, com atendimentos pela manhã e tarde. São estes os próximos destinos e datas: São Pedro do Sul (de 03/11 a 10/11); Alegria (de 16/11 a 24/11); São Francisco de Assis (de 18/11 a 28/11); Jacuizinho (de 28/11 a 06/12); Arroio Grande (29/11 a 09/12); Uruguaiana (de 29/11 a 07/12) e Getúlio Vargas (de 05/12 a 13/12).

Complementar à ação odontológica, destacam-se também as ações voltadas para a Saúde Preventiva, a qual tem como proposta de atendimentos aos homens e mulheres do campo com a coleta e realização de exames gratuitos variados – como PSA sanguíneo, papanicolau, TSH e testes rápidos – em conjunto com as secretarias municipais. Além dos exames, a caravana de Saúde Preventiva oferece palestras e atividades relacionadas à saúde pública, como espaços para aferição de peso, altura, IMC e pressão, acolhimento psicológico e social individual e vacinação em geral.

A proposta de Saúde Preventiva vai atender mais seis municípios até dezembro: Palmeira das Missões (07 de novembro), Rio Grande (12 de novembro), São Luiz Gonzaga (18 de novembro), São Francisco de Assis (26 de novembro), Santiago (27 de novembro), e Tapera (05 de dezembro).

Matérias Relacionadas