Logo CNA

Alagoas

Saúde do Homem Rural leva atendimento aos municípios durante o Novembro Azul
IMG 9557

7 de novembro 2022

Por: Kelmenn Freitas

Fonte: Senar Alagoas

O Programa Saúde do Homem Rural, realizado pelo Senar Alagoas em parceria com as prefeituras, vai levar atendimento aos produtores nos municípios durante todo este mês, quando é celebrada mundialmente a campanha Novembro Azul, com foco na prevenção ao câncer de próstata.

Os atendimentos já fazem parte do calendário do programa, mas que em novembro ganham importância ainda maior devido ao compromisso de chamar a atenção dos produtores rurais para a necessidade de cuidar da saúde da próstata.

O primeiro município do mês a receber o programa foi Pão de Açúcar, no Sertão de Alagoas, na última terça-feira (1º). Foi realizada a coleta de sangue dos homens para a realização de exame de PSA, que faz parte do protocolo médico preventivo para câncer de próstata. O exame é complementar ao toque retal, realizado posteriormente pelo urologista Mário Ronalsa.

Ainda esta semana, o Senar Alagoas levou o programa para o município de Chã Preta, na Zona da Mata, na última sexta-feira (04). O atendimento contou com a presença do urologista da ação, que realizou o exame de toque retal nos pacientes que apresentaram alterações no exame de PSA.

As próximas cidades a receberem o Programa Saúde do Homem Rural durante o Novembro Azul são Delmiro Gouveia (09), Estrela de Alagoas (18) e Pão de Açúcar (25). Só no primeiro semestre deste ano foram realizados 490 exames de PSA pelo programa.

Matérias Relacionadas