Minas Gerais
Rio Pomba recebe 1ª edição do Agro em Ação
Evento estratégico será realizado em outras quatro cidades de Minas até o fim de abril
Por: Ascom Sistema Faemg Senar
Fonte: Sistema Faemg Senar
Veja o álbum de fotos - clique aqui
Cerca de 200 produtores rurais mineiros, entre eles dezenas de presidentes de sindicatos, participaram, nesta quinta-feira (29/2), na cidade de Rio Pomba, região da Zona da Mata mineira, do Agro em Ação. O projeto faz parte de um conjunto de ações estratégicas coordenadas pelo Sistema Faemg Senar que visam, no médio e curto prazos, fortalecer o posicionamento do setor agropecuário mineiro frente à todas as esferas das instâncias políticas.
A abertura do evento foi feita pelo presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, que, apresentou os resultados positivos verificados no levantamento realizado pela Quaest Consultoria e Pesquisa sobre a imagem da agropecuária mineira. Para o presidente, o Agro em Ação é um primeiro passo rumo a um conjunto de ações bem planejadas que vão garantir os produtores rurais mais influência política e respeitabilidade tendo em vista que a agropecuária é a maior e mais bem avaliada atividade econômica de Minas Gerais.
”Os dados da pesquisa mostram que Minas admira o produtor rural. Precisamos agora é melhorar a nossa visibilidade, o que vamos conseguir com uma boa comunicação e, talvez, o mais importante, mobilizar as nossas bases para termos mais poder influência. Só assim vamos conseguir avançar”, afirmou o presidente, Antônio Pitangui de Salvo.
Além do presidente, toda a diretoria do Sistema participou do encontro. Entre os presentes estavam o vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, o vice-presidente Secretário, Ebinho Bernardes, e o assessor especial da Diretoria, Antônio Álvares (Toninho de Pompéu).
Na avaliação do vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, os cinco encontros do Agro em Ação previstos para acontecer até o fim mês de abril aproximam ainda mais os produtores rurais e sindicatos do Sistema Faemg Senar. "Um evento que vai mostrar a nossa realidade, o que a Faemg está preparada para trabalhar com nossos sindicatos e produtores. Muito feliz de iniciarmos mais esse trabalho do Sistema na região da Zona da Mata e Campo das Vertentes", destacou Laguardia.
Ao fazer uma retrospectiva dos dois primeiros anos da gestão da diretoria, o vice-presidente Secretário, Ebinho Bernardes, lembrou ações como os programas Redescobrir e Faemg Senar em Campo até chegar no mais atual projeto, o Agro em Ação. “Estou muito feliz de estar em Rio Pomba, em mais um momento para conversarmos com as nossas lideranças rurais a fim de que tenhamos um posicionamento claro em defesa do nosso setor produtivo”, afirmou.
O consultor do Sistema Faemg Senar Geraldo Melo Filho, ex-presidente do INCRA, destacou a importância do Agro em Ação como um momento de fortalecimento dos interesses dos produtores rurais. "É um momento junto aos sindicatos para que a gente converse sobre a necessidade da política classista e do envolvimento do setor mais importante da economia brasileira e dos seus principais atores políticos, os produtores rurais, dentro da política. E não se trata aqui de política partidária, mas política classista, de defender os interesses de uma categoria que precisam ser defendidos", frisou.
“É da maior importância para Rio Pomba e região recebermos neste evento a diretoria da Faemg e demais colegas produtores rurais. Nosso sindicato, em Rio Pomba é um dos mais antigos de Minas Gerais e na nossa região predominam pequenos sindicatos e, consequentemente, pequenos produtores. Por isso, acreditamos que é uma deferência muito grande a Faemg ter trazido esse evento para nossa região, uma vez que ele é o primeiro dos cinco que acontecerão no estado.” - José Alfredo Quintão Furtado - Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Pomba
“Eu fiquei muito feliz com esse convite para estarmos aqui, no Agro em Ação, para entendermos a política juntamente com o agronegócio e fiquei ainda muito satisfeito dessa união de forças tendo em vista o fortalecimento do nosso setor.” - Goldstein Agostini da Matta - Produtor rural e vice-prefeito de Patrocínio do Muriaé
“O Agro em Ação é mais um dos grandes projetos da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais que visa despertar nos sindicatos rurais e nos produtores a força que nós temos. Devemos sempre incentivar os produtores a valorizar o nosso agro e, com isso, tenho certeza de que os políticos vão passar a enxergar melhor o nosso valor, o nosso trabalho.” - R ubens Áureo – Presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Barbacena
“Eu acho que é muito importante estarmos reunidos com outros presidentes. Gostei demais da ideia nova deste projeto sempre valorizando os produtores rurais, sempre mostrando o caminho a seguir. É a nossa união que vai fazer a gente crescer ainda mais.” - Marcos Helvécio Monteiro – Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Piedade do Rio Grande
“Esta ação é muito importante. Ela garante uma interação muito bacana e que deve ser valorizada, pois nestes encontros conseguimos conhecer outras regiões e outros presidentes de sindicatos e produtores rurais". - Felipe Alves – Presidente do Sindicato de Produtores Rurais de São João do Manhuaçu e presidente da Comissão Faemg Jovem.