Santa Catarina
Notícias
Grupo da ATeG Bovinocultura de Corte encerra com sucesso em Armazém
16 de maio 2023Grupo da ATeG Bovinocultura de Corte apresenta expressivos resultados em Lebon Régis
16 de maio 20231° Dia de Campo Estadual na área de Piscicultura do Sistema FAESC/SENAR reúne mais de 220 participantes em Armazém
16 de maio 2023Representantes de SC participam do curso do Programa Cadec Brasil no Distrito Federal

A iniciativa foi da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio da Comissão Nacional de Aves e Suínos
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: MB COMUNICAÇÃO
Representantes do Sistema Faesc/Senar-SC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) participaram na última semana (12 a 16) do curso do Programa Cadec Brasil (Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração), no Distrito Federal. A iniciativa foi da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio da Comissão Nacional de Aves e Suínos.
A capacitação reuniu técnicos e representantes das Federações estaduais de agricultura e pecuária. Os conteúdos abordados foram: Aspecto jurídico: Lei 13.288/2016 e posições da CNA, Manual de Boas Práticas das Cadecs, Técnicas de negociação e condução de reunião e Gestão de custos de produção. O curso foi moderado pelo assessor técnico da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Rafael Ribeiro Filho. “Tivemos um balanço muito produtivo. A ideia é que esses técnicos possam ajudar os produtores a negociar melhor com a agroindústria”, afirmou.
O Sistema Faesc/Senar-SC esteve representado pela assessora da Faesc, Andreia Barbieri Zanluchi, e pelos consultores contratados pelo Sistema Faesc/Senar que atenderão as demandas técnicas das Cadecs em SC, Vanderlei Espedito Zanini e Renato Adílio Rodrigues.
O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo , salienta que a entidade prioriza consolidar a atuação das comissões do Estado e manter cada vez mais organizada a representatividade dos produtores rurais integrados. “A capacitação veio em um bom momento e foi essencial para que nossa equipe e os representantes das demais Federações pudessem avançar nos aspectos que envolvem a Lei da Integração, as técnicas de negociação e gerenciamento de custos de produção”.
Para Andreia, o curso representou uma excelente oportunidade para aprofundar conhecimentos técnicos, trocar experiências e fortalecer o vínculo com representantes dos outros Estados. “Com o treinamento estamos ainda mais preparados para somar esforços visando apoiar os produtores rurais integrados com orientações e capacitações gratuitas para que tenham condições de definir as melhores estratégias ao participar das negociações com as agroindústrias e garantir sustentabilidade de seus negócios”.
Ela destaca que “o papel da Federação é estimular a criação desses espaços de diálogo e, conforme a demanda, oferecer apoio técnico-jurídico de forma gratuita para garantir o pleno funcionamento das comissões e municiar os produtores integrados com subsídios para que possam estabelecer uma negociação equilibrada com as agroindústrias”.
Segundo Rafael Ribeiro Filho , o próximo passo será levar o treinamento do Programa Cadec Brasil aos produtores para que os técnicos possam, na prática, auxiliá-los produtores em todos os aspectos processos ligados à atuação das Cadecs.
CADECS
Além de fixar as bases para os contratos de integração entre a indústria e os produtores rurais, a lei estabeleceu uma figura importantíssima ao equilíbrio: a Comissão de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadec). Trata-se de um mecanismo no âmbito do qual devem ser discutidos e deliberados todos os assuntos relacionados à integração, como forma de construir consenso.
Por isso, cada unidade produtiva da integração deve ter sua própria Cadec, composta de forma paritária, por representantes dos produtores rurais (integrados) e representantes da indústria (integradora). As decisões definidas nas reuniões das comissões são registradas em ata, e passam a integrar os contratos de integração, o que garante aos produtores integrados a continuidade das ações.
CAPACITAÇÃO
Paralelamente, o Senar-SC capacita os produtores integrados para participar das Cadecs e a negociar de igual para igual com os industriais. Com o Programa CADEC Brasil o Sistema Faesc/Senar reforça seu compromisso com o produtor integrado. A capacitação tem quatro módulos que abordam Noções Jurídicas Aplicadas aos Contratos de Integração; Técnicas de Organização e Condução de Reuniões, além das Técnicas de Negociação e Gerenciamento de Custos de Produção.
INTEGRAÇÃO
Cadecs são as Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração formadas por representantes dos produtores e da integradora para promover a transparência nas negociações e discutir assuntos importantes para o consenso nas decisões. São canais de convivência responsáveis por balizar a relação contratual entre os dois elos da cadeia produtiva, segundo prevê a Lei de Integração (13.288/2016).
A Lei da Integração define os direitos e deveres dos produtores integrados e os da agroindústria, determinando, por exemplo, o padrão de qualidade de insumos, regras de pagamento, prazo para aviso prévio contratual e outras obrigações.
Matérias Relacionadas

Famato e Poder Judiciário definem programação do “Seminário do Agronegócio”
Evento está confirmado para acontecer de 30 de novembro a 1º de dezembro de 2023, em Cuiabá

Senar/SC forma 4ª turma do Curso Técnico em Agronegócio neste sábado em Campo Alegre
Evento ocorrerá neste sábado (22), às 19 horas

Faesc apoia programa do Governo Estadual para eletrificação rural
A meta é implantar 500 km de rede trifásica em áreas rurais de SC

FAESC pede respeito ao agronegócio
“O agronegócio brasileiro conquistou reconhecimento internacional em razão da qualidade de seus produtos e da sustentabilidade das suas cadeias produtivas”

Augustinópolis será sede do 1º Agro Forte – FAET/Senar
Na programação deste primeiro evento, a palestra destaque será sobre o “Controle da Praga de Cigarrinha no Manejo da Pastagem”

“De onde virão os terneiros?”: seminário propõe formas de desenvolver a agropecuária gaúcha
Evento faz parte de mais um Fórum Permanente do Agronegócio em Piratini (RS), nos dias 12 e 13 de abril.

Mulheres com mais protagonismo no campo: Catarinenses participam de encontro da Comissão das Mulheres do Agro da CNA, em Brasília
Programação iniciou na manhã do dia 20 com apresentação do papel das comissões no Sistema CNA, explanação sobre a realidade dos Grupos de Mulheres nos estados e a agenda estratégica do colegiado para 2023

Faesc: 75 anos em defesa de um setor cada vez mais essencial
José Zeferino Pedrozo, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina

Grupo da ATeG Bovinocultura de Corte encerra com sucesso em Armazém
Armazém, Sul catarinense, encerrou com sucesso as atividades da turma do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de Bovinocultura de Corte.

Grupo da ATeG Bovinocultura de Corte apresenta expressivos resultados em Lebon Régis
Estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural do município, Marcelo Spaltz, a técnica de campo Lilian Granemann, o supervisor técnico da ATeG Celio Castello de Souza e o supervisor regional do Senar/SC, Jeam Palavro.

1° Dia de Campo Estadual na área de Piscicultura do Sistema FAESC/SENAR reúne mais de 220 participantes em Armazém
Com mais de 220 participantes, o evento reuniu piscicultores vinculados aos Sindicatos Rurais de Armazém, Agrolândia, Benedito Novo, Braço do Norte, Jacinto Machado, Massaranduba, Orleans e Rio Fortuna.

Nova turma do Programa de Assistência Técnica e Gerencial inicia em Ipumirim
O encontro de mobilização reuniu produtores interessados, recentemente, na propriedade de Lenoar Bordignon.