Logo CNA

Goiás

Qualificação para profissionais das fábricas de ração será realizada na Faeg
Seminario alimentacao capa1

24 de abril 2019

Por: Comunicação Sistema Faeg/Senar

O evento que acontece no dia 29 de abril propõe ações de melhoria na qualificação de médicos-veterinários e zootecnistas das fábricas de alimentos para animais, que somam cerca de 300 indústrias em Goiás, dentro da demanda mundial de se produzir mais alimentos de modo mais eficiente e seguro. O grupo de trabalho é formado por representantes Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Conselho Regional de Medicina Veterinária de Goiás (CRMV-GO), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Organização das Cooperativas de Goiás (OCB-GO), instituições de ensino do Estado, Cooperativa dos Médicos Veterinários de Goiás (Unimev), entre outras entidades. Essas instituições detectaram que há carência de profissionais qualificados no segmento de boas práticas nas fábricas de alimentos para animais do Estado e pouco incentivo em treinamentos durante a graduação.

O grupo de trabalho formado em 2018, realizou a primeira ação no final do ano passado, com “I Seminário de Alimentação Animal Segura é Legal”, em Goiânia, voltado para empresários de cooperativas e técnicos. A segunda edição do Seminário acontece no auditório da Faeg, em Goiânia-GO. O evento será gratuito. Ainda para 2019, várias ações de qualificação estão sendo planejadas, entre elas: elaboração de material gráfico para divulgação nas faculdades, aos produtores, profissionais e empresários, organização de programas de boas práticas agropecuárias direcionados ao produtor rural, realização de seminários de boas práticas na alimentação animal voltados para acadêmicos de graduação dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia e formatação de um curso para profissionais com periodicidade definida.

A fiscalização dos estabelecimentos de alimentação animal é feita pelo Ministério da Agricultura (Mapa) e as principais não conformidades encontradas pelos agentes fiscais são: falta de registro da fábrica, implementação deficiente do programa de boas práticas de fabricação, uso de ingredientes vencidos ou proibidos na alimentação animal e erros de rotulagem, como falta de informações obrigatórias.

A Alimentação Animal é regulamentada pela Lei nº 6.198 de 26/12/1974 e pelo Decreto nº 6.296 de 11/12/2007. A Instrução Normativa (IN) n° 04, de 23/02/2007, aprova o Regulamento Técnico sobre as Condições Higiênico-sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Fabricantes de Produtos Destinados à Alimentação Animal. Todo profissional que atua na área deve ter pleno conhecimento dessas normativas.

Serviço:

- 2° Seminário Alimentação Animal Segura é Legal

- Data: 29 de abril de 2019

- Local: auditório da Faeg, no Setor Sul, em Goiânia-GO.

-Inscrições: http://www.crmvgo.org.br , http://www.sistemafaeg.com.br e https://ev.congressy.com/2o-seminario-alimentacao-animal-segura-e-lagal/

- Público-alvo: médicos-veterinários, zootecnistas, agrônomos, produtores rurais e empresários de indústrias de alimentos para animais.

- Evento gratuito. Vagas limitadas!

Comunicação Sistema Faeg/Senar