Logo CNA

Bahia

Prospera Semiárido é lançado em Feira de Santana

3 de dezembro 2019

Por: Ascom Sistema FAEB

AUDITORIO

Com o auditório completamente lotado, foi lançado, em Feira de Santana, no interior da Bahia, o Prospera Semiárido, projeto gratuito voltado exclusivamente para os produtores rurais da região semiárida, numa parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), através da Anater, e o Senar. Em todo o País serão mais de 17 mil produtores beneficiados com Assistência Técnica e Gerencial (Ateg) na primeira etapa do programa; a Bahia terá o maior número de produtores rurais atendidos: mais de oito mil.

Joao

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, participou do lançamento do Prospera, em Feira. “Para mim, como nordestino e filho de Feira de Santana, é um orgulho poder fazer o primeiro lançamento desse projeto aqui. Por que eu sei que essa ação vai transformar a realidade do setor agropecuário. Hoje, dos 4 milhões e meio de produtores do Brasil, apenas 400 mil são responsáveis por 84% de toda a produção. Precisamos mudar essa realidade e isso só vai acontecer com tecnologia e inovação. E vamos levar isso para o campo através da Assistência Técnica e Gerencial do Senar, que já foi testada e validada com sucesso ao longo dos anos”, disse, João Martins.

Humberto

O presidente do Sistema FAEB/SENAR, Humberto Miranda, acrescentou ainda que a Assistência Técnica é o caminho para a transformação, mas não é o principal fator para essa mudança: “Meu recado é direto para o produtor rural. Ninguém vai mudar sua realidade a não ser você mesmo. Você precisa ser o protagonista de sua história. Nós, com esse projeto inovador e completamente gratuito, vamos te oferecer a tecnologia que você precisa, mas é fundamental que cada produtor faça sua parte. Eu tenho certeza que o Prospera vai ser um divisor de águas para que o homem e a mulher do campo produzam mais e melhor, com competitividade e rentabilidade. Assim, formaremos a nova classe média rural brasileira e baiana”, ressaltou Miranda, sendo aplaudido pelo público.

COLBERT

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, também esteve no evento de lançamento do Prospera. “É uma alegria receber um projeto como esse aqui em nosso município, que vai ser um passo extremamente importante para a nossa zona rural. É mais uma iniciativa para fixar o homem e a mulher no campo através da capacitação e do conhecimento. Feira de Santana agradece à CNA, ao SENAR e ao MAPA por essa iniciativa”. O superintendente do MAPA na Bahia, Paulo Emílio Torres, acrescentou ainda que “todo o semiárido viverá uma nova fase depois do Prospera. Temos experiências que já mostraram que com tecnologia e conhecimento o produtor vai muito mais longe e, certamente, vai ser isso que veremos”, pontuou.

Arthur maia

O deputado federal Arthur Maia também esteve em Feira de Santana para participar do evento. “A gente sabe que para o pequeno e até mesmo para o médio produtor, Assistência Técnica é cara e, por isso, muitas vezes inviável. Agora a Ateg vai chegar a quem mais precisa e com a experiência da CNA e do Senar, com acompanhamento mensal, gerenciamento das atividades. O Brasil viverá uma nova realidade no campo, e o pontapé inicial foi dado hoje”.

ENTREVISTA H

Também participaram da mesa de lançamento o secretário de Relações Institucionais de Feira de Santana, Joeldison Freitas; e o secretário de Agricultura do município, Mário Costa Borges. Ainda participaram do evento a superintende do Senar Bahia, Carine Magalhães; o vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário da FAEB, Rui Dias; o diretor do Sebrae Bahia, Franklin Santos; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Feira de Santana, Joelmo Figueiredo; dentre outras autoridades e representantes de entidades ligadas ao setor.

PUBLICO


Matérias Relacionadas