Rio Grande do Norte
Projeto “Pecuária sustentável” do Senar-RN é apresentado na Bahia
Técnicos e supervisores das Unidades de Referência Tecnológica (URTs) da região Nordeste e do Norte de Minas expuseram dados locais na 45ª Expofeira
Por: Letícia Eduarda ( Estagiária)
Fonte: Senar-RN
O projeto “Forrageiras para o Semiárido – Pecuária Sustentável” reuniu todos os técnicos e supervisores das Unidades de Referência Tecnológica (URTs) da região Nordeste e do Norte de Minas para a exposição dos dados locais de pesquisa de cada regional.
A apresentação ocorreu durante a 45ª Expofeira, que está sendo realizada entre os dias 1º e 8 de setembro, no Parque de Exposição Agropecuária João Martins da Silva, na cidade de Feira de Santana-BA.
Durante um podcast transmitido na “Carreta Agro Pelo Brasil”, o médico veterinário do Senar-RN, Dr. Caio Galtieri, detalhou o projeto e destacou sua importância para a atividade rural no estado. “Foi um momento de vasto conhecimento e interação entre os técnicos, além da troca de experiências com todas as atividades que são realizadas nessas URTs”, comentou Galteri.
Dr. Caio Galtieri participa da gravação de podcast na Carreta Agro Pelo Brasil
PROJETO FORRAGEIRAS
O projeto é conduzido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por intermédio do Instituto CNA, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Desde 2017, a iniciativa busca analisar o desempenho produtivo de espécies forrageiras adaptadas às características climáticas e de solo do semiárido, bem como a resistência dessas plantas ao pastejo realizado por ovinos, bovinos de corte e de leite.
No Rio Grande do Norte, na primeira fase, foi instalada uma URT no município de Lajes e foram observados resultados significativos. Já na segunda fase, foi implantada uma URT na cidade Angicos, com o diferencial da introdução dos animais para o arraçoamento para as espécies de forrageiras.
O objetivo do projeto é levar essa pesquisa e tecnologia ao produtor rural e aos técnicos de campo do Senar. Assim, eles podem transmitir aos produtores que recebem assistência técnica e gerencial os resultados práticos, permitindo que sejam implementados em suas propriedades.
Técnicos e supervisores das URTs da região NE e do Norte de Minas participam da 45° Expofeira.