Logo CNA

Projeto Forrageiras para o Semiárido inicia colheita de sorgo no Nordeste
Sorgo

Iniciativa faz parte das ações para suplementação alimentar dos animais durante a seca e começou em quatro estados

19 de julho 2022
Por CNA

Brasília (19/07/2022) – O Projeto Forrageiras para o Semiárido – Pecuária Sustentável, parceria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com a Embrapa, iniciou a colheita de sorgo nas unidades de Referência Tecnológica (URT´s) no Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Paraíba para produção de silagem que irá alimentar os animais durante escassez de forragens.

“A suplementação de sorgo por meio de seu armazenamento em silos é essencial para os bovinos de leite e ovinos em épocas de seca”, explicou Marina Zimmermann, assessora técnica da CNA.

As unidades colheram, na última semana, o sorgo forrageiro plantado no 1º trimestre de 2022. O material será triturado e transformado em silagem, para servir de suplementação no tratamento alimentar dos animais das unidades.

Colheita sorgo forrageiras

Segundo o pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos de Sobral (CE), Roberto Pompeu, há redução na capacidade de suporte do pasto durante o período da seca, sendo necessária a suplementação volumosa para manutenção do ganho de peso dos animais.

“A variedade de sorgo utilizada foi o ponta negra, genótipo avaliado na fase I do Forrageiras, e que demostrou um excelente resultado em termos de produção, qualidade e adaptabilidade às condições semiáridas”, ressaltou.

Silo superficie forrageiras sorgo

O Forrageiras para o Semiárido está presente em todos os estados da região Nordeste e no norte de Minas Gerais, com 12 Unidades de Referência Tecnológica (URTs).

O projeto visa avaliar o potencial produtivo e a adaptação das plantas forrageiras às condições climáticas do semiárido para recomendação da melhor fonte de alimento para os rebanhos.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas