Logo CNA

Programa Senar SuperAção vai atender famílias rurais de Brumadinho
Senar Super Acao Brumadinho 190724 131958

As ações gratuitas vão beneficiar cerca de 800 famílias rurais durante dois anos

24 de julho 2019
Por Senar

Brasília e Belo Horizonte (24/07/2019) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) vai lançar o programa SuperAção Brumadinho no domingo (28) , data em que é comemorado o Dia do Produtor Rural.

O objetivo do programa é levar uma série de ações para resgatar a cidadania e melhorar a qualidade de vida da população rural do município que foi impactada pelo rompimento da barragem na região.

Durante dois anos, cerca de 800 famílias rurais vão receber, gratuitamente, a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e ações de formação profissional rural e promoção social.

A Assistência Técnica e Gerencial do Senar foca na melhoria da produtividade e na renda das propriedades rurais, possibilitando a evolução socioeconômica e o desenvolvimento sustentável.

Lançamento – No dia 28, o evento de lançamento do programa ocorrerá na Estação Cidadania, das 9h às 16h. Na ocasião, também haverá a assinatura do termo de cooperação entre o Senar e o Ministério da Cidadania para a implantação de projetos produtivos no meio rural com o auxílio técnico do Senar. Em contrapartida, o Ministério da Cidadania destinará um recurso de R$ 2.400 (por projeto) divididos em duas parcelas.

Atividades – A programação de lançamento do Superação Brumadinho terá uma série de atividades voltadas para o público rural com foco em saúde, cultura, esporte, arte e lazer.

Entre os atendimentos de saúde serão oferecidos teste de glicemia, consultas urológica e ginecológica, exames de PSA e de vista, orientações sobre de saúde bucal e corte de cabelo.

Na parte cultural, haverá apresentações do humorista Saulo Laranjeira e teatro de marionetes. Estão previstas oficinas de artesanato, balão modelável, produção de fantoches, confecção de colar e pulseiras. Também acontecerão atividades paras as crianças como a oficina de Slime, contação de história, pintura em rosto, camarim fashion, cama elástica e gincanas.

Os participantes do evento ainda poderão levar para casa uma fotografia impressa da família.

Para garantir a participação das famílias rurais no evento de lançamento, o Senar vai oferecer transporte gratuito saindo dos principais pontos de cada comunidade rural de Brumadinho.

O projeto SuperAção Brumadinho envolve o Sistema CNA/Senar, a Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) e o Senar-MG com parceria do Ministério da Cidadania, Aliança Brumadinho.

O evento de lançamento tem ainda apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Brumadinho, Prefeitura Municipal de Brumadinho e Sindicato dos Produtores Rurais de Pará de Minas.

Serviço:
Lançamento do Programa SuperAção Brumadinho
Data: 28 de julho, domingo
Local: Estação Cidadania (Rua Belmira da Silva Moreira, 85, Cohab – Brumadinho)
Horários: das 9h às 16h (lançamento do SuperAção está previsto para 10h)

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas