Logo CNA

Rio Grande do Sul

Programa Jovem Aprendiz dá início a seis novas turmas em outubro

Atividades serão realizadas em São José do Norte e Vacaria com 175 participantes

16 de outubro 2019

Fonte: ASSCOM SENAR-RS

Seis novas turmas do Programa Jovem Aprendiz, promovido pelo SENAR-RS, terão início em outubro. No dia 14, mais de 55 alunos começam as atividades de capacitação no agronegócio em São José do Norte, no Sul do Estado. Com conteúdos que vão desde bovinocultura, silvicultura e grandes culturas até a produção de hortaliças e apicultura, a qualificação terá enfoque na administração rural para possibilitar a atuação de maneira gerencial no mercado de trabalho em diversas áreas do agronegócio. Seis produtores rurais irão apoiar a iniciativa para incentivar a qualificação dos jovens.

No dia 28, o programa tem início em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, com 120 participantes divididos em quatro turmas. O SENAR-RS desenvolve o Jovem Aprendiz no município desde 2007 e, neste ano, conta com o apoio de 18 produtores ligados a fruticultura, tema principal da capacitação. Após seis meses de teoria em sala de aula, os estudantes desenvolverão a prática profissional nas áreas rurais dos contratantes por mais um semestre.

O programa é destinado a quem tem entre 14 e 24 anos e conta com o apoio de sindicatos rurais, empresas, municípios e produtores. O objetivo é formar mão de obra qualificada para o campo nos termos da Lei de Aprendizagem. Os participantes realizam um curso modular e têm contrato firmado com os produtores. Ao fim das atividades, eles estão aptos a atuarem em propriedades e empresas ligadas ao setor. Desenvolvido desde 2005 pelo SENAR-RS, o programa já capacitou mais de 10 mil pessoas, dando oportunidade para que entrem mais preparados no mercado de trabalho.