Logo CNA

Programa Integra SENAR vai ao Maranhão acompanhar as ações da ATeG
Janete 2 0 14308400 1515060964

Foram alinhadas as alinhadas as ações voltadas ao setor produtivo rural do estado

28 de março 2017
Por Senar

Em passagem pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do maranhão (SENAR/MA), a coordenadora de Capacitação em Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do SENAR Brasil, Janete de Almeida, esteve com o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (FAENA), Raimundo Coelho; com o superintendente do SENAR/MA Luiz Figueiredo e e ainda com a equipe técnica responsável pela ATeG no estado para avaliar o andamento do trabalho da Regional.

O motivo de sua passagem pela Administração Regional foi o alinhamento de atividades e ações voltadas ao setor produtivo rural por meio da ATeG, ponto alto da discussão na sede em São Luís. A iniciativa faz parte do programa Integra Senar, cuja finalidade é integrar as regionais.

Na primeira visita de 2017 ao Maranhão, Janete destacou o desenvolvido pelo SENAR/MA nos Projetos ABC Cerrado, Mais Produção e Abacaxicultura. Disse que o SENAR/MA, é hoje referência em Assistência Técnica voltada para auxiliar, principalmente, os produtores rurais das classes C, D e E que, até então não tinham acesso às ações de apoio com Assistência Técnica.

Rancho Ranoro
Ainda na oportunidade, ela esteve acompanhada por uma equipe formada pelo gerente de ATeG, Epitácio Rocha, o supervisor Rozalino Júnior e o Ttécnico de Campo, Alexandro Bruzaca, na propriedade Rancho Ranoro, localizada em São José de Ribamar – dos produtores rurais: Raimundo Nonato Rocha, Orlando dos Santos Gomes e Jorge William Lopes Gomes, assistidos pelo Senar, com o trabalho da ATeG, via programa Mais Produção (Governo do Estado/Sagrima).

“A proposta de visitar as regionais é ouvir a equipe e ver quais são as ações que estão sendo executadas, bem como alinhar o trabalho junto á administração Central. Viemos direcionados para a ATeG dessa vez, onde conversamos com os gestores e por fim, visitamos um produtor rural assistido pelo Senar, que revelou sua satisfação em ser acompanhado pela instituição”, afirmou a coordenadora

O produtor rural, Raimundo Rocha, garantiu sua satisfação com o trabalho do Senar apresentando toda a sua área cultivada por milho e macaxeira, destacando a sustentabilidade com a manutenção de árvores nativas preservando os pés de frutíferas de buriti, juçara, manga, cajá e animais que encontrou no local em 1986, e atraindo outros, para preservação da floresta.

Além de integrar o programa Mais Produção, Rocha afirma que já participou de diversos cursos do SENAR para adquirir mais conhecimento para a aplicação nas suas atividades do dia a dia. Ele disse que, além de vender o milho verde, comercializa os derivados do milho, produzidos no local, como: canjica, pudim (10 variedades), pamonha, bolo, sorvete, brigadeiro, dentre outros, todos eles comercializados nas feiras livres da região.

“A metodologia do SENAR é interessante, pois agrega diretrizes econômicas e financeiras que refletem a preocupação com o resultado. Era o que faltava pra gente”, revelou Rocha, ressaltando a sua preocupação com o meio ambiente.

O superintendente Luiz Figueiredo ressaltou que a presença da coordenadora de ATeG do SENAR Brasil no acompanhamento das ações em realização, serve para mostrar o bom trabalho que o SENAR/MA vem desenvolvendo.

“Esse medida oportuniza e consolida a ATeG como um produto diferenciado, à disposição do nosso produtor rural”, assegurou ele.


Assessoria de Comunicação do Sistema FAEMA/SENAR-MA
www.senar-ma.org.br

Matérias Relacionadas